Ir para o conteúdo principal
Casamentos

10 itens do casamento em que não vale a pena gastar demasiado

No dia do teu casamento queres que tudo seja especial, mas, especialmente se tens um orçamento limitado, há algumas coisas em que não vale a pena gastar demasiado dinheiro. Vamos dizer-te quais!

Agora que recebeste o tão esperado anel de noivado, começa a época dos preparativos! Uma das primeiras coisas que deves establecer é o orçamento. Para cada pormenor do casamento vais encontrar itens semelhantes a preços muito diferentes. Certamente haverá alguns dos quais não vais querer abdicar para pagar menos (o vestido de noiva é o melhor exemplo!) mas há outros que talvez não sejam essenciais. Se tens desejos muito bem marcados anota quais são e depois tenta dividir o teu orçamento pelas restantes coisas que tens de comprar ou serviços que tenhas de contratar. Talvez possas, por exemplo, ter um bolo de casamento simples e assim poder gastar mais na decoração!

Apesar de não haver uma regra definida, eis algumas das coisas em podes poupar: 

  • 1. Convites super especiais

Os convites de casamento personalizados podem ter um preço muito variável. Se queres economizar, um dos itens onde podes gastar bastante menos é neste. Encontra algo cuidado mas que não seja extravagante. Um convite de casamento simples e romântico é suficiente. Se preferires, até os podes enviar por email e assim não gastar absolutamente nada!

  • 2. As lembranças de casamento

Normalmente é preferível ser algo pequeno e com algum significado. Há muitas lembranças que os convidados acabam por perder por serem pouco úteis. Se tens jeito para trabalhos manuais também é possível que consigas fazer uma lembracinha de casamento barata e criativa!

  • 3. Vestidos de noiva com orçamento extra

Se precisas de poupar, talvez devas esquecer aquele vestido de noiva Rosa Clará... Podes optar por alugar o vestido dos teus sonhos ou procurar propostas a preços económicos. Claro que queres estar deslumbrante, mas há certos excessos que podes evitar!

  • 4. Champanhe

Se apenas o queres para brindar, e sabes que não é uma bebida assim tão apreciada pelos teus convidados, porque não optar pelo espumante? Existem marcas nacionais mais em conta e com uma qualidade excelente.

  • 5. A banda

Tanto a banda como o DJ são muito importantes para manter o ritmo e estilo da festa, mas, mais uma vez, se estás a pensar em gastar menos, talvez não precises de contratar “a banda do momento” ou o mais famoso DJ para teres um casamento de sucesso. Tenta sempre investigar quem é que se adapta melhor ao teu estilo porque, seguramente, com alguma pesquisa encontras melhores preços.

  • 6. Os centros de mesa

Será mesmo necessário aquele centro de mesa com flores exuberantes e caríssimas? Há alternativas bem mais baratas e com a mesma elegância. Por vezes, basta substituir algumas flores por outras no mesmo tom, mas mais baratas, para diminuir o orçamento consideravelmente. Outra opção é utilizar pinhas, flores secas ou jarras com pétalas. Económico e romântico!

  • 7. Demasiadas sobremesas

No final do copo-de-água serve-se a sobremesa e, mais tarde, existe ainda a mesa de doces. A verdade é que é uma das partes da ementa onde costuma haver mais desperdício. Opta por escolher menos para que depois todos queiram provar o teu bolo de noiva.

  • 8. O bolo de casamento

Embora haja bolos simplesmente fantásticos, se escolheres um modelo simples e o mandares fazer num local que já conheças pela sua qualidade, podes fazer uma boa poupança sem perder em sabor. E talvez não seja necessário um bolo enorme!

  • 9. A ementa

Apesar de poderes querer ser sofisticada, a verdade é que para casamentos onde há uma diversidade importante de pessoas, menos é mais. Ou seja, escolheres pratos consensuais, não demasiado extravagantes quer para o paladar, quer para o teu bolso, pode ser a decisão mais acertada.

  • 10. As bebidas

Também aqui não é necessário teres absolutamente tudo à disposição dos teus convidados. Se tiveres alguns cocktails com uma base comum, podes comprar mais de uma mesma bebida e poupar bastante. Se tiveres as bebidas “clássicas” verás que os teus convidados vão ficar satisfeitos e entenderão perfeitamente se não houver alguma coisa especial.

Pronta para poupar? Conta-nos os teus truques! Pensas fazer um penteado apanhado em casa e assim cortar com o cabeleireiro? Ou talvez pedir à tua amiga cozinheira que te faça um bolo de casamento à medida?