Ir para o conteúdo principal
Casamentos

5 erros que podem acabar com a diversão na pista de dança

Uma vez terminado o copo de água, chega o momento de dar tudo na pista de dança! Mas para que os vossos convidados aproveitem a festa ao máximo, há alguns aspetos que devem ter em conta. O que fazer para que a festa seja um sucesso?

Canto de Anjo

Desde o momento em que recebes o anel de noivado até ao dia em que sobes ao altar, existe todo o mundo de preparativos e emoções que só quem passa por elas consegue explicar. Durante os primeiros meses, os principais objetivos são definir o local, escolher o vestido de noiva e entregar os convites de casamento. Depois vem a decoração e todos os detalhes do copo de água e da festa. Chegado o grande dia, a ânsia é mais que muita para subir ao altar e que tudo corra bem. Os convidados aguardam a chegada dos noivos, e vibram com o seu amor. No copo de água, a animação e os brindes alargam-se pela noite fora, até que chega a hora de dar tudo na pista de baile. Por mais descontraída que esta parte do vosso dia seja, há certos aspetos que devem ter em conta para que a diversão não seja arruinada...

1. A playlist

A escolha da playlist é muito importante, já que deve agradar aos noivos e aos convidados. Apesar do dia ser vosso e algumas das vossas músicas serem obrigatórias, se não queres que a festa termine cedo, tenta que haja uma variedade de estilos musicais, que possa agradar a todos os presentes. Sobretudo quando o casamento começa de manhã, são muitas as convidadas que se deixam vencer pelo cansaço dos saltos e dos seus vestidos de gala compridos. Uma ideia pode ser distribuíres chinelos como lembrança de casamento para que todas possam aproveitar a festa até ao fim. Isso, aliado a uma playlist animada será um triunfo durante a festa.

2. Demasiadas interrupções

Quer escolham banda ou Dj, há algo que devem definir à partida – deve haver interação com os convidados para quebrar os tempos mortos e animá-los a pisarem a pista, mas tal não deve ser excessivo. Interromper músicas, ou pedir aos convidados que dance, etc, pode levar a que alguns abandonem a festa mais cedo. É melhor deixar que cada um se solte por si sem pressões por parte da animação. Guardas as intervenções para outros momentos. Uma vez tenhas cortado o teu bolo de casamento original ou servido a ceia, indica à equipa de animação que deve deixar seguir a música sem interrupções.

3. Atenção ao horário

Um casamento que comece logo de manhã tem as suas vantagens e desvantagens. É ideal para que todos possam apreciar os detalhes de um romântico vestido de noiva com renda e para que os noivos aproveitem o seu dia ao máximo. Por outro lado, pode fazer com que os convidados abandonem a festa mais cedo, devido ao cansaço. Em casamentos noturnos, não há grande problema com o inicio do baile. No entanto, se vão celebrar o vosso enlace durante o dia, o ideal é que a festa comece o mais depressa possível, para que maioria dos convidados possa estar presente. 

4. Ausência da ceia

Dependendo do número de horas que alugaram o espaço do copo de água, este pode disponibilizar uma ceia leve para que os convidados reponham as energias durante a festa. Quando contratem o local, certifiquem-se de que servem ceia ou se devem ser vocês a providenciar. Para os casamentos mais descontraídos – onde os vestidos de noiva simples e os fatos sem gravata encaixam perfeitamente – podem optar por colocar uma carrinha de street food no jardim com mini snacks, cachorros, hambúrgueres e opções vegetarianas. Além de muito originais, darão um toque de descontração ao ambiente. No caso de ser a quinta a providenciar o serviço, deixem uma mesa com petiscos e bebidas quentes e frias durante toda a noite perto da zona de baile para que os vossos convidados se possam servir livremente.

5. Bebidas limitadas

Tal como a comida, se há coisa que não pode faltar num casamento é a bebida, seja ela alcoólica ou não. Se querem que a festa dure até tarde, importa manter todos os convidados devidamente alimentados e hidratados, razão pela qual muitos consideram que ter bar aberto até ao fim é um ponto fundamental para contratarem ou não um espaço. Antes de fecharem contrato, revejam todas as condições e se existe - ou não - a possibilidade de ter o bar aberto até ao fim da festa. 

Ana Teresa Miranda Fotografia

Outras dicas? Se vão celebrar o casamento ao ar livre, tentem que a pista de dança seja num local plano e amplio. E no caso do casamento ser muito formal, onde as convidadas usarão vestidos de cerimónia e sapatos altos sem exceção, pensa em oferecer-lhes uns chinelos de praia como lembrancinha de casamento para que usem no momento do baile. O mais importante é manter todos os convidados confortáveis e animados até ao fim do evento!