Antes do casamento

Como dar aos convidados aquilo que eles querem: uma guia fundamental

Por Leonor Noronha, o 20/05/19
Leonor Noronha
Como dar aos convidados aquilo que eles querem: uma guia fundamental
Gloom Photography
1 Comentar

Os convidados representam uma das peças mais importantes de qualquer casamento. Posto isto, é mais que normal que vocês queiram agradá-los... Neste artigo vamos dar-vos seis dicas bastante úteis para consegui-lo!

O dia C é aquele dia em que reúnem as vossas pessoas preferidas para com elas partilharem a vossa felicidade e união. Será o dia em que todos vão admirar o vestido de noiva escolhido, a decoração concebida ao pormenor, e as lembrancinhas es casamento feitas à mão, com muita dedicação e carinho. A verdade é que, para os noivos, garantir a felicidade dos convidados é um dos maiores objetivos do casamento. Da escolha dos convites de casamento à playlist da festa, muitas decisões são tomadas com base no perfil dos convidados, de forma a garantir que todos se sintam especiais. Gostavam de saber o que é que todos eles esperam do vosso grande dia? Então leiam este artigo e saibam como fazê-los felizes! 

Filipe Santiago Fotografia

1. Comida e bebida à descrição

Não vamos negar: toda a gente que recebe um convite de casamento personalizado pensa, automaticamente, na comida e na bebida. Portanto, estas são duas coisas que não só não podem faltar como têm que obrigatoriamente ser de qualidade. Para acertar, o nosso conselho é que degustem vários menus; só assim poderão saber quais são os pratos que melhor se adaptam à vossa festa. Do mesmo modo, é importante garantir que as bebidas escolhidas combinam com cada comida, e que a oferta de sobremesas é ampla e inclusiva - não se esqueçam que podem ter convidados com intolerâncias ou alergias. Finalmente, e para coroar o tema alimentação, ofereçam aos vossos convidados um delicioso e fantástico bolo de casamento original. A vossa boda ficará certamente nos anais da história das melhores bodas de sempre!

2. Local da cerimónia e da festa

Muitos casais optam por realizar ambos os momentos no mesmo local, nomeadamente se houver apenas cerimónia civil. Contudo, quando há cerimónia religiosa, as coisas podem não acontecer da mesma forma. A troca de votos e de alianças de casamento decorre numa igreja e após este momento todos se dirigem para o local do copo de água. Neste caso, e para evitar aborrecimentos e gastos excessivos, tentem escolher um local para a festa que não esteja muito longe do da cerimónia. Se o vosso orçamento o permitir, contratar um autocarro também pode ser uma excelente opção.

Your Story in Photos

3. Os convidados gostam de socializar

Os casamentos são o ambiente perfeito para conviver, conversar e passar alguns momentos animados. Além disso, são a ocasião perfeita para colocar os assuntos em dia com aquele amigo ou familiar que já não veem há muito tempo. Por isso, é muito importante que criem espaços e momentos onde todas as pessoas possam conhecer-se e socializar. Para quebrar o gelo, os jogos costumam ser a melhor opção; no entanto, não obriguem ninguém a participar contra vontade. Muito importante é também a organização das mesas, uma tarefa que pode ser complicada. Conheçam bem todas as incompatibilidades para não estragar o dia a ninguém. Esta não é uma boa altura para ser demasiado criativo: evitem as mesas só de solteiros ou misturar grupos de pessoas que não estão confortáveis umas com as outras. Nestas alturas, os convidados querem estar junto de quem conhecem para poderem conversar sobre o evento.

4. Atmosfera acolhedora

Lembram-se de toda a pesquisa que fizeram e horas que passaram a escolher as flores, as luzes e os detalhes para decorar o local da festa? Pois bem, é agora que chega a recompensa. Toda a gente gosta de estar em espaços harmoniosos, acolhedores e confortáveis. Sigam os conselhos dos profissionais da área, conversem sobre os vossos gostos e expetativas e deixem-nos trabalhar na decoração. A maioria dos convidados gosta de estar à vontade e de se sentir em casa neste tipo de celebração, pelo que, em caso de dúvidas, optem sempre por soluções mais descontraídas e intimistas. 

Make Me Feel Weddings

5. Tempo de qualidade com os noivos

Os vossos convidados estão ali para viverem e partilharem convosco o dia mais feliz das vossas vidas, por isso é natural que queiram passar algum tempo na vossa companhia. Não precisam de ser longas conversas, até porque isso não é fácil num dia em que estão rodeados por todas as vossas pessoas, mas quaisquer cinco minutos farão a diferença e demonstrarão o vosso agradecimento pela presença deles - muito mais do que qualquer prenda de casamento! Não se esqueçam de fazer a famosa ronda por todas as mesas, de perguntar se está tudo bem e se estão satisfeitos; mostrar interesse e preocupação é uma prova de amor e estas são pessoas que vivem nos vossos corações.

6. Dançar all night long!

Muitos dos convidados passam a maior parte do tempo na pista de dança. Esta é, sem dúvida, uma das zonas preferidas de quem vai a um casamento. Contratem um DJ profissional ou uma banda a quem explicarão o tipo de música que querem - e também a que não querem! Antes da boda, questionem os vossos convidados acerca das suas músicas e estilos preferidos, façam uma lista e surpreendam-nos na pista de dança. A banda sonora perfeita fará do vosso casamento a festa mais badalada dos próximos anos e última coisa que vão querer é uma salão de dança vazio.

Daniel Lobo Photography

Agradar aos vossos convidados será também uma espécie de presente de casamento. Não há nada melhor do que ver aqueles de quem gostamos felizes e este é, sem dúvida, um dia para celebrar o amor e a amizade. Se o penteado da noiva se desmanchar durante o baile é sinal que a música estava boa, que a festa foi rija e que todos passaram um dia muito agradável.

Pode interessar-lhe

Comentários (1)

Joana
Joana A 15/05/2014 às 11:48
Vou fazer algumas destas coisas, nomeadamente a distribuição do arroz, as leituras da missa e o grupo que vai cantar será constituído por varias amigas minhas que tem lindas...
Responder
Comentar

Mais sobre Antes do casamento

Artigos por temas

Voltar ao topo