Antes do casamento

6 gastos inesperados relacionados com o casamento

Por casamentos.pt, o 11/04/19
6 gastos inesperados relacionados com o casamento

Ainda sem wedding planner?

Peça informação
14 Comentar

São tantos os serviços que têm de incluir no orçamento do vosso casamento que é natural que alguns gastos extra vos passem ao lado... Sabem a quais nos referimos?

Organizar um casamento pode revelar-se mais complicado do que muitos casais imaginam... Entre fazer e entregar os convites de casamento, definir a decoração da festa e ainda encontrar um pasteleiro que faça o bolo de casamento que têm idealizado, são muitas as tarefas que vos podem tirar o sono. No entanto, se vocês sentem que já têm o dia C mais que organizado - afinal, só falta mesmo definir o penteado da noiva e outros pequenos pormenores - talvez o problema resida precisamente nestes detalhes... Sim, existem vários gastos extra que nos noivos não contemplam ao definir o orçamento, e estes são os mais comuns:

Parallax Photography

1. Provas de penteado/maquilhagem e arranjos no vestido/fato

Quase todos casais se esquecem de adicionar este "pequeno" pormenor ao orçamento do grande dia... mas a verdade é que pode fazer uma grande diferença! Calculem que há uma probabilidade de 90% de terem de fazer pequenas alterações nos vossos looks, seja no comprimento das calças do fato ou no decote do vestido. Do mesmo modo, e mais de cara à noiva, é mais que certo que esta realizará pelo menos duas ou três provas de penteado e maquilhagem antes do grande dia. Afinal, garantir que o penteado com tranças escolhido combina na perfeição com o vestido de noiva curto já comprado tem um preço... e esse preço deve ser calculado na parcela de budget que dedicarão aos vossos visuais.

Sweet Memories Photography

2. Documentação e burocracia

É tão divertido escolher um bolo de casamento original e a playlist da festa, não é? Com tantas tarefas criativas na vossa to-do list, é mais que normal que aqueles pormenores chatos da burocracia fiquem em último plano... Mas lembrem-se: muitos destes documentos - como o processo e o registo de casamento, por exemplo - têm preços algo elevados, pelo que devem dedicar uma parte do orçamento à "papelada". Do mesmo modo, se querem desfrutar da lua de mel num país longínquo, lembrem-se que poderão ter de pagar vistos e seguros de saúde

3. Convidados inesperados

Sim, nos vossos convites de casamento personalizados vocês especificaram a data limite para confirmar a comparência ao evento... Mas acreditem: muitas pessoas não vão dizer nada e aparecer na mesma no dia C. Também é possível que alguns convidados vos peçam subitamente para trazer um +1 ou que apareçam acompanhados sem aviso prévio. É uma situação incómoda, já sabemos. Mas vocês, como bons anfitriões, certamente não vão querer expulsar ninguém da festa. Preparem-se para este tipo de situações e peçam ao catering que calcule algumas refeições extra.

Save the Date

4. Horas extra

Ao contrário do que muitos imaginam, os gastos dos noivos não acabam assim que trocam as alianças de casamento. O casal é responsável por determinados gastos pós-festa, entre eles as horas extras cobradas por alguns profissionais. Por isso, nada de ignorar as letras pequeninas dos contratos! Conversem com cada fornecedor, do catering à animação, e tentem ter todos os pormenores acertados por escrito. Assim, e sobretudo se o vosso coronograma não se cumprir, não terão de lidar com faturas extra com as quais não contavam.

5. Alimentação dos fornecedores

O fotógrafo, a banda que tocou na recepção, o wedding planner e o videógrafo... - todos os profissionais que estão a trabalhar no vosso dia C têm de ser alimentados. Este pormenor geralmente faz parte dos contratos, mas é sempre bom esclarecer todos os pormenores e tratar do orçamento - e dos horários! - destas refeições. 

Quinta do Telhadouro

6. Pequenas coisinhas...

Contaram com os convites de casamento mas esqueceram-se dos cartões de agradecimento? Fizeram lembrancinhas personalizadas para todos os convidados mas acabaram por decidir que os vossos pais merecem algo melhor? Aperceberam-se que vão ter dezenas de crianças no dia C e que talvez seja boa ideia contratar um serviço de animação especializado? Sim, todos estes cenários são mais que prováveis. Por isso recomendamos que tenham sempre um budget de emergência à parte para fazer frente a este tipo de imprevistos. Um casal prevenido vale por dois! 

Instante Fotografia

O vestido de noiva já está escolhido, assim como o cardápio e as lembrancinhas de casamento. A partir de agora, apenas têm de guardar algum dinheiro extra para gastos de última hora que possam surgir. E, caso não exista nenhum, sempre podem aproveitar para fazer um upgrade na lua de mel! Aquele hotel de 5 estrelas talvez seja mais factível do que imaginavam! 

Ainda sem wedding planner?

Peça informação

Pode interessar-lhe

Comentários (14)

Yara
Yara A 16/11/2016 às 11:45
É um miminho... Realmente, ficarão felizes!
Responder
Daniela
Daniela A 26/07/2016 às 10:21
Eu nunca tinha refletido nisso da gorjeta. Tenho um part time num restaurante e as gorjetas que recebo por vezes sao um optimo acrescimo. Por isso, agora que penso nisso realmente os funcionarios da quinta talvez o mereçam pois o lucro queba quinta vai ter nesse dia por norma nao e dividido com eles. O valor que lhes é pago deve ser sempre o mesmo independentemente de quanto vai o espaço lucra. No entanto, penso que quem optar por dar gorjeta deve tentar que esta seja dada pessoalmente (por si ou por alguem de confiança) aos funcionarios. Caso contrario nao teremos a certeza de que o valor foi efetivamente para o staff ou nao...
Responder
Raquel
Raquel A 22/07/2016 às 00:06

Se formos a ver qualquer serviço contratado está mais do que sobre facurado. Ninguem come 70/80 euros num dia, mas nós percebemos que inclui muitos serviços, a comida bebida, o espaço, os empregados, etc.

São valores justos, mas se pensarmos que um casamento rende 5/6 10 mil euros so para uma Quinta, falar em gorgetas secalhar é ir longe demais. Digo eu.

Mas obviamente, há que apreciar o trabalho de todos envolvidos.

Responder
Diana
Diana A 30/03/2016 às 10:51
Socorro! Fui pedida em casamento sem contar! Nao faço ideia de como organizar um casamento! Com esta aplicação tenho a vida mais facilitada. O que me preocupa mesmo é o orçamento. Alguem de fale de valores pf! Obrigada
Responder
Filipa
Filipa A 28/07/2015 às 15:04

Otimo artigo ! Agradeço muito !

Responder
A
Agostinha A 24/10/2014 às 14:29

Eu nem sequer pensei nisso da gorjeta, a verdade é que ja gastamos tanto dinheiro para casar que se ainda pensamos em orçamento para gorjetas... :-)

Responder
Margarida
Margarida A 19/10/2014 às 21:47
Xiiii São tantos custos...
Responder
Diana
Diana A 8/10/2014 às 13:58

Concordo com a gorjeta aos funcionários da quinta. A minha mãe já trabalhou numa quinta e são muitas, muitas horas a trabalhar e sempre com um sorriso no rosto.

Responder
Stéphanie
Stéphanie A 29/09/2014 às 10:02
Em 10 casais que se casam, 1 deixa uma gorjeta. Eu tenciono dar uma gorjeta na quinta. 50EUR por ex, dá para 10 funcionários a 5EUR cada. É uma hora de trabalho e em 10000 ou 15000EUR que se deixa na quinta não é o que vai alterar mt o orçamento, e sei que eles vão ficar todos contentes.
Responder
Virginia
Virginia A 16/08/2014 às 12:53
EU na minha opiniao acho que nao é normal, já nao é dado e nao OS fornecedores que contratamos e nao,ports to Dar grojeta é um abuso isso SIM
Responder
Ver mais
Comentar

Mais sobre Antes do casamento

Artigos por temas

Voltar ao topo