Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Por que usamos o anel de noivado na mão esquerda?

As alianças são um dos objetos que melhor simbolizam o casamento. Desde o ritual da troca de alianças na cerimónia, até ao seu uso diário pelos casais, este anel é usado na mão esquerda como símbolo do compromisso. Sabes porquê?

Ainda sem as alianças? 💍
Peça informação e preços de Ourivesaria a empresas próximas de si

Bruno Sampaio Photography

Há vários tipos de anéis que podem ter em conta para oferecer à vossa cara metade, no entanto, um dos momentos chave da celebração do matrimónio é a troca de alianças, esse anel tão especial e repleto de significado. De facto, esta troca é realizada ao mesmo tempo que se proferem os votos, selando as palavras que são ditas e funcionando como um compromisso que os noivos juram honrar até ao final da sua vida juntos. Mas porque o usamos na mão esquerda?

Antes de começarem a buscar pelas ideias de convites de casamento, registem-se no nosso portal para conseguirem mais inspiração e ajuda para organizarem o grande dia, e, com este artigo, saibam o significado do anel na mão esquerda!

1. Origem

O uso de alianças teve a sua origem provavelmente nas celebrações hindus, mas foi popularizado pelos egípcios, que nela viam simbolizado o infinito e a eternidade, que representava a sua forma circular. Esta lembra-nos que o princípio e o fim se tocam, deixando, por isso, de existir como momentos isolados. Uma mensagem e significado lindíssimo que tu e o teu noivo querem guardar para sempre.

Bamboo Fotografia

Mais tarde, quando Alexandre o Grande invadiu o Egipto, usar aliança passou a ser incluído na tradição grega como símbolo de união pelo amor. Com a invasão da Grécia pelos romanos, o costume de usar anéis de compromisso foi, mais uma vez, assimilado e integrado noutra cultura. No ano de 860, o Papa Nicolau I instituiu a obrigatoriedade do uso de aliança de noivado na mão assim que os noivos demostravam intenção de casar.

2. A mão esquerda

Segundo a tradição Ayurveda, existe um meridiano que liga o coração ao dedo anelar esquerdo, sendo provavelmente esta a origem do seu uso nesta mão. Da mesma forma, também os gregos acreditavam que existia uma veia que fazia ligação entre o anelar esquerdo e o coração, de modo que seria o mais indicado para simbolizar o eterno amor, uma tradição que perdura até aos dias de hoje.

3. O anelar

Além dos motivos anteriores, em que o anelar seria o dedo do coração, também a tradição chinesa nos traz um motivo para a escolha deste dedo. Experimenta unir as mãos pelas gemas dos dedos e dobra apenas os dedos maiores (os outros permanecem esticados).

De seguida, tenta separar os dedos, um a um. O único par que não se consegue separar é o dos anelares esquerdo e direito. Por isso este é o dedo que simboliza o casal, unido para sempre.

4. Alianças de bodas de prata

Por serem tão representativas da união, muitos casais, ao celebrarem as bodas de prata, renovam os seus votos numa cerimónia que pode ser semelhante à do casamento. Para que o momento seja também eternizado da mesma forma que é o casamento, há quem opte por juntar à primeira, uma aliança de ouro branco ou de prata, ou mesmo fazer uma alteração na sua de casamento para ficar com as alianças de bodas de prata.

Agora que já sabes a origem desta tradição, podes pensar numa bonita frase para escrever dentro das alianças e que descreva ainda melhor o vosso amor e quem sabe até combinar com as frases para o convite de casamento.

Se achares demasiado, podes, por outro lado, incluir uma data importante como é a data do vosso casamento ou a data em que começaram a namorar! Uma outra ideia romântica é gravar as vossas iniciais. Não te esqueças que a aliança vai ficar contigo para sempre, por isso o mais importante é que a adores e que ela reflita na integridade o vosso estilo como casal!

Ainda sem as alianças? 💍
Peça informação e preços de Ourivesaria a empresas próximas de si