Ir para o conteúdo principal
Casamentos

As 6 igrejas mais bonitas de Lisboa

A Igreja que escolherem para casar é o primeiro passo de um grande compromisso. Confiram a nossa lista e descubram os segredos mais bem guardados da capital onde podem dar o nó!

Quando surge o anel de noivado, tudo parece um sonho! Afinal, a ideia de trocar as alianças na presença dos vossos melhores amigos e familiares é suficiente para fazer-vos sentir um nervoso miudinho no estômago, não é? Mas antes de começarem a ver ideias para a decoração (ou vestidos de noiva), têm de escolher o espaço onde vão casar. No artigo de hoje vamos mostrar-vos alguns dos locais religiosos mais bonitos da nossa capital! Do grandioso Mosteiro dos Jerónimos à beleza crua da Igreja de São Domingos, temos seis propostas que vos farão sonhar com a cerimónia perfeita. Se querem começar a tratar dos convites de casamento quanto antes, não percam a nossa lista: 

El Capitán Films

- Igreja da Nossa Senhora da Encarnação

A Igreja da Encarnação, situada no coração de Lisboa, foi inaugurada em 1708 por ordem da Condessa de Pontével, D. Elvira de Vilhena. Com o terramoto de 1755, a igreja sofreu uma forte destruição, tendo sido restaurada em 1784, pelo arquitecto Manuel Caetano de Sousa. No seu interior, a igreja é predominantemente revestida por mármore e pinturas decorativas, tendo um estilo declaradamente pombalino, barroco tardio e rococó. Por ser um dos monumentos localizados na malha oitocentista do Chiado, esta Igreja é uma das mais populares e visitadas da cidade. 

MC Studio

- Igreja de Santa Catarina

Situada na Calçada do Combro, às portas do Bairro Alto - um bairro muito antigo e pitoresco no coração da cidade – a Igreja de Santa Catarina possui uma monumentalidade notável, que passa despercebida à maioria dos visitantes. A sua construção data do século XVI, e foi mandada edificar por Catarina de Áustria, a quem deve o seu nome. Em 1755 ficou parcialmente destruída com o terramoto e incêndio que vitimou a cidade, mas hoje, o seu interior é uma das obras de arte mais impressionantes de Lisboa. Ficarão decididos a trocar aqui as alianças de casamento depois de vislumbrarem as pinturas, o estuque rococó no teto e a imponência de toda a talha dourada.

- Igreja do Mosteiro dos Jerónimos

Este lindíssimo monumento é considerado uma das mais impressionantes e emblemáticas obras de arquitetura gótica em toda a Europa. Imponente e com uma beleza indiscutível, a Igreja do Mosteiro dos Jerónimos, também chamada de Igreja de Santa Maria de Belém é, sem dúvida, o mais notável marco da arquitetura manuelina da cidade. Os seus pilares altíssimos elevam-se até ao teto e a decoração da igreja conjuga símbolos religiosos, régios e elementos naturalistas, que vão deixar de boca aberta os vossos convidados.

Foto Bonjour

- Igreja do Convento dos Cardaes

Um dos mais notáveis exemplos do barroco português. Ao misturar talha dourada e alvenaria, a igreja apresenta um conjunto de onze painéis figurativos de azulejos azuis e brancos, da autoria do holandês Jan van Oort datados de 1692. A talha dourada emoldura oito telas de vários artistas da época e o espaço é perfeito se escolheram um tema clássico, bem ao estilo da capital, e se já fizeram os convites de casamento com cores e elementos de inspiração portuguesa. 

- Basílica da Estrela

Em frente ao icónico jardim da Estrela, a Basílica é composta por uma igreja e um antigo convento de freiras e a sua enorme cúpula branca torna-a inconfundível! Com grandes influências de estilo neoclássico e barroco, a sua fachada está ladeada por duas torres decoradas com estátuas de santos e alegorias, o que a torna o cenário perfeito para colocar a aliança de casamento na mão.

Jorge Tam Photographer

- Igreja de São Domingos

A Igreja de São Domingos, localizada no Largo de São Domingos, é verdadeiramente impressionante. Construída no século XIII, por ordem do rei D. Sancho II, esta igreja ficou completamente destruída após um violente incêndio que se deu em 1959. Infelizmente, os altares em talha dourada, as imagens valiosas e as pinturas de Pedro Alexandrino de Carvalho não resistiram ao fogo. No entanto, quando a igreja reabriu ao público, em 1994, sem esconder as marcas do incêndio, a população considerou-a igualmente maravilhosa. De facto, é precisamente a sua beleza "diferente" que fazem dela uma igreja muito especial. 

Ricardo & Susana

Já visitaram algum destes emblemáticos monumentos? A igreja que escolhem para dar o nó é tão ou mais importante do que o sítio onde se celebra o copo de água e cortam o bolo de casamento. O espaço deve refletir o gosto dos noivos. Escolhe um vestido e penteado de noiva adequados, pois a igreja deve ser inspiradora o suficiente para se recordarem sempre do quão mágico foi o vosso dia!