O casamento

Bolo de casamento: 5 regras de etiqueta

Por Maria Lopes, o 14/03/19
Maria Lopes
Bolo de casamento: 5 regras de etiqueta
NJmattos

Vamos ajudá-lo a encontrar o bolo mais especial para o seu casamento 🍰

Consulte preços
Comentar

O bolo de casamento é, atualmente, um dos elementos do casamento onde se cuida mais a sua escolha e apresentação. Aqui ficam cinco regras básicas de etiqueta que devem ter em conta para o que o vosso seja perfeito.

Tal como o vestido de noiva, existem outros elementos que têm igual relevância no casamento. O bolo de casamento, por exemplo, é uma tradição jamais deixada de lado e que se reinventa ano após ano. E. tal como os convites de casamento desvendam um pouco sobre o estilo do vosso dia, o bolo é um dos elementos mais importantes da decoração, definindo-a em grande parte. Junta arte, emoção, qualidade e sabor num só momento, e é por isso que a sua escolha deve ser cuidada e de acordo com a personalidade dos noivos. Mas, aém do vosso estilo próprio e do estilo de enlace, existem outros pormenores a considerar antes de optar por um bolo... Hoje vamos dar-vos a conhecer 5 "regras" de etiqueta que costumam estar associadas a este elemento tão especial: 

Casa do Souto

1. Quando servir o bolo?

Tudo depende do tipo de casamento que decidam ter. Se o casamento começa de manhã, podem cortar o bolo ao fim da tarde, antes de começar o baile. Se começar à tarde, pode ser cortado à noite, envolto em velas, sparkles e foguetes. A regra diz que este deve ser cortado e servido depois da refeição principal, seja ela almoço ou jantar. Quanto ao ambiente, tudo depende do vosso gosto, sem obedecer a nenhum protocolo. Se optaram por viver um dia descontraído, onde o teu vestido de noiva simples e elegante marque a diferença, podem cortar o bolo ao ar livre, por exemplo. Se o casamento é clássico, este poderá ter uma posição de destaque no meio da sala do copo de água. 

2. É obrigatório ter bolo? Há outras opções?

Hoje em dia, nada é obrigatório num casamento além do compromisso selado com as alianças de casamento. Ainda assim, existem tradições que todos gostam de seguir. Haver bolo de casamento é uma delas, mas não tem de ser forçosamente no formato mais clássico. Dos bolos de vários andares, passou-se a bolos mais pequenos e simples, ou até a outras alternativas verdadeiramente originais. Além do estilo tradicional, é também a época dos naked cakes, dos bolos feitos de cupcakes, donuts ou macarons. Para os mais tradicionais dentro do original, um bolo feito de pastéis de belém também pode ser uma boa opção para surpreender. Em suma, existe sempre um bolo, ainda que varie muito de estilo para estilo!

Kirill Pervukhin

3. O tamanho ideal

A tendência foi-se alterando ao longo do tempo, passando de bolos elaborados para bolos de casamento simples e mais naturais. Os clássicos bolos redondos com vários andares, passaram a ser mais pequenos e sempre de acordo com o número de convidados. Esse deve ser, exatamente, o tamanho correto do bolo, já que certamente haverão outros doces no candy bar. Nos casamentos mais clássicos e elegantes, o bolo costuma ter entre três a quatro andares. Para os casamentos mais descontraídos, este pode ser mais pequeno, de um ou dois pisos, por exemplo. Tenham também atenção à vossa estatura, já que este não deve ser muito mais alto do que vocês, ou terão dificuldade em chegar ao topo.

Diana Nobre Fotografia

4. Candy Bar: dicas fundamentais

O Candy Bar é uma das tendências do momento, conquistando principalmente os noivos mais alternativos. Nesta linha, muitos escolhem ter um bolo de casamento original que possam combinar com a decoração da sua mesa de sobremesas. Ainda assim, nem todos optam por essa opção, escolhendo um estilo mais elegante e sofisticado. Se decidiram dar destaque ao bolo, este deve ficar sozinho, num local destacado do copo de água, para que todos os convidados o possam ver. Se optaram por destacar o Candy Bar, o bolo deve ser menor e estar de acordo com o restante ambiente decorativo. Isso sim, deve estar numa posição mais alta e destacada, ao centro ou num dos cantos do mesa.

5. Quem deve segurar a faca: noiva ou noivo?  

Por norma, deveria ser a noiva a segurar a faca, ainda que hoje em dia, os dois cortem a primeira fatia em conjunto. Mas, seguindo a tradição, é a noiva que segura a faca com a mão direita para fazer o corte. Só depois disso, o noivo coloca a sua mão direita sob a dela, para cortarem juntos a primeira fatia. Sobretudo nos enlaces mais românticos – onde o teu vestido de noiva com renda brilhará e o discurso de casamento feito antes do corte emocione a todo - o noivo entrega a primeira fatia à noiva, como símbolo de união e cumplicidade. Para os que não seguem o protocolo, não há uma regra para servir a primeira fatia. 

Luciana Latte

Como vai ser o vosso bolo? Apesar de todas as regras, o mais importante é escolherem um que identifique o vosso dia e o vosso estilo. O mesmo se aplica aos restantes elementos, desde o teu penteado de noiva às lembrancinhas de casamento dos convidados. Tudo deve ser escolhido à vossa imagem, e o vosso bolo não será exceção!

Vamos ajudá-lo a encontrar o bolo mais especial para o seu casamento 🍰

Consulte preços

Pode interessar-lhe

Comentar

Mais sobre O casamento

Artigos por temas

Voltar ao topo