Antes do casamento

Casamento hindu: um espetáculo para os sentidos

Por Maria Lopes, o 12/02/19
Maria Lopes
Casamento hindu: um espetáculo para os sentidos
MC Studio
Comentar

Na Índia, um casamento dura vários dias e está envolto em rituais repletos de simbolismo antes e durante o enlace. Um verdadeiro espetáculo para os sentidos, que vale a pena conhecer mais a fundo...

Hoje em dia conhecemos muito mais sobre os quatro cantos do mundo do que aquilo que alguma vez poderíamos imaginar. Vestidos de noiva de diferentes países comercializam-se em todo o mundo, os convites de casamento e a decoração inspiram-se nas cores de outras culturas, e até as lembrancinhas de casamento são influencias por produtos típicos de outras regiões... Por isso mesmo, nada como conhecer a fundo algumas das tradições e rituais que caracterizam os casamentos noutros países do mundo! Entre todos, sem dúvida de que a Índia desperta bastante a atenção, pelos seus rituais carregados de cor e simbolismo. Se os casamentos hindus te fascinam tanto como a nós, descobre todas as suas particularidades neste artigo! 

Profoto

Os preparativos do casamento

Um casamento hindu é composto pelas cerimónias Haldi, Mehendi e Sangeet, que integram o chamado pré-casamento definitivo. Haldi é a tradução de cúrcuma, e todo o ritual anda à volta dessa especiaria. Uma vez enviados os convites de casamento personalizados, os noivos realizam este ritual - juntos ou por separado -, que consistem em aplicar cúrcuma no corpo ao som de várias músicas e danças. Segue-se o Mehendi, que também acontece antes da troca das alianças de casamento. Neste ritual, os noivos tatuam o corpo com henna, em forma de flores ou outros elementos que tragam sorte e harmonia ao enlace. O minucioso trabalho manual deste ritual é conhecido por todo o mundo, sendo considerado uma verdadeira obra de arte. Depois deste ritual é a vez da Sangeet, que consiste, basicamente, numa despedida de solteiros para os dois, onde todos os amigos se reúnem com os noivos para lhes desejar sorte na nova etapa.

Durante a celebração

O dia do casamento é em tudo diferente do dia de um casamento em Portugal, onde a única coisa parecida poderá ser a elegância dos vestidos de gala compridos das convidadas, dentro do estilo de cada país. Na Índia, a cerimónia começa logo no altar, onde a noiva entra primeiro e espera pacientemente pelo noivo que, geralmente, chega ao local de cavalo branco e turbante na cabeça. 

Os noivos banham-se em sândalo e recitam alguns mantras que ajudam na purificação do enlace. A cerimónia é normalmente feita ao ar livre para que tenham um pleno contacto com a natureza e, uma vez no altar, os dois são separados por uma cortina de seda, que só é retirada após recitarem os mantras. Uma vez terminado o ritual, a noiva serve mel e iogurte ao noivo, trocam os seus colares e, depois da chegada do pai da noiva, trocam também as suas alianças, dizendo os seus votos à volta da fogueira. A cerimónia termina com o chamado Kanya Daan, quando o pai da noiva derrama água sobre o noivo e os convidados, abençoando assim o casamento 

MC Studio

A importância do Saptapadi

Ao contrário dos casamentos ocidentais, o momento mais importante não é a troca das alianças ou o corte do bolo de casamento original, mas sim o Saptapadi. Neste ritual, os noivos dançam à volta do fogo, entoando mantras positivos para a nova família. Trata-se, sem dúvida, de um verdadeiro espetáculo para os sentidos, onde todos os presentes podem sentir a energia desprendida pelos noivos.

Quando o Saptapadi termina, os rituais continuam. Uma chama acesa deve ser levada desde casa da noiva até à nova casa do casal. No fim da festa, os noivos conversam até à noite, começando uma nova sequência de rituais e oferendas aos deuses hindús e aos seus antepassados.

MC Studio

O simbolismo das jóias indianas

Entre as peças mais usadas pelas noivas, estão o Nath, que é um brinco de nariz, e o Bor, uma espécie de toucado que usam na testa e embeleza o seu penteado apanhado e o véu. Mas há mais: o Paizeb (tornezeleira com sininhos) e o Mangalsutram, que simboliza a prosperidade, também são dois acessórios indispensáveis. Um casamento hindu sem estas jóias não tem o mesmo simbolismo, já que existe uma necessidade de adornar a noiva com muito ouro para a cerimónia. Segundo a tradição hindu, as jóias usadas pela noiva devem ser de família, já que estas serão o único bem material que ela terá depois do enlace. 

Look dos noivos e decoração: um festival de cor

Além disso, o casamento hindu é caracterizado pelas músicas alegres e pelas vestes coloridas dos noivos. As noivas usam vestidos coloridos, e nunca, em nenhum caso, poderão optar por um vestido de noiva curto que mostre as suas pernas. Quanto ao noivo, o branco é a cor por excelência do seu fato, completado depois com um turbante colorido. Além disso, muitos dos casamentos indianos são celebrados ao ar livre, em tendas elegantemente decoradas, onde não falta cor e requinte. À noite, as velas e as luzes cálidas tornam o ambiente mais intimista e digno de uma verdadeira celebração das arábias.

Real Picadeiro

Que mais contar sobre o casamento hindú? Que, apesar de não incluírem o típico bolo de casamento ou as prendas de casamento a que estamos acostumados em Portugal, mantêm o principal objetivo deste tipo de rituais: celebrar a união e o amor!

Pode interessar-lhe

Comentar

Mais sobre Antes do casamento

Artigos por temas

Voltar ao topo