7 Dicas a ter em conta para um casamento eco friendly

7 Dicas a ter em conta para um casamento eco friendly

Rita Portugal

Por Rita Portugal, o 05/06/17

Antes do casamento 2

Partilhar

São noivos preocupados com o meio ambiente e com a vossa pegada ecológica? Gostavam que o vosso casamento refletisse estes princípios? Então não deixem de aplicar estas dicas no vosso dia C! O planeta vai agradecer, e as vossas carteiras também!

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente, e que melhor forma de o celebrar do que escrever um artigo sobre o tema? Se tu e o teu noivo se preocupam com o planeta, esforçam-se para poupar água e energia e tentam reutilizar outros recursos, talvez vos interesse um casamento Eco-Friendly! Isso não significa que tenhas de escolher um vestido de noiva barato, comprar lembracinhas de casamento de pouca qualidade ou sacrificar o teu delicioso bolo de casamento! Vamos indicar-te as formas mais eficazes de tornares o teu casamento mais ecológico. E quem sabe estas mudanças não vão ajudar só o ambiente, mas também o vosso orçamento!

1. Papelaria sustentável

Nsonhos

Seja a fazer os convites de casamento, no save the date, na decoração ou em qualquer elemento de papel que conste do vosso casamento, a papelaria é uma das áreas onde tu e o teu noivo podem ser mais sustentáveis! Trocar o normal papel com relevo ou colorido, por papel reciclado não só será mais sustentável como vai conferir a estes elementos um estilo muito vintage e personalizado. Podem ainda pedir aos convidados que embrulhem as prendas de casamento com este papel! E para os noivos mais radicais, enviem todas as comunicações por email ou criem um blog ou página web que podem ir atualizando com todos os detalhes do vosso grande dia!

2. Todas as flores

De certeza que a tua família ou amigos conhecem alguém que tenha um jardim repleto de flores ou pratique cultivo de forma sustentável. Por que não aproveitar estes recursos para o teu bouquet de noiva e quaisquer elementos decorativos para o espaço? Não só vais ter um ramo com mais significado, como vai sair muito menos dispendioso. E já pensaste em utilizar flores secas? Há imensos tipos de flores secas lindíssimas, que depois do casamento podem ser reutilizadas na vossa casa ou mesmo doadas.

3. Look dos noivos

Alguma vez pensastem em alugar o vestido de noiva ou mesmo o fato de noivo? Se a ideia de comprar algo que vais usar uma única vez te incomoda, esta é uma opção muito mais económica e amiga do ambiente! Depois do grande dia, não vão ter de se preocupar com mais nada, a não ser devolver as roupas à loja. Mas se ainda assim preferes ter o teu próprio vestido e o noivo o seu fato, podem sempre escolher tecidos ecológicos, como o algodão orgânico.

4. No copo de água

Certifiquem-se que escolhem menús de acordo com os produtos que estão a ser produzidos na época. Evitem frutas tropicais ou pratos muito exóticos e optem por produtos da região e da temporada, se possível orgânicos e biológicos, o que vai fazer com que o copo de água seja também mais saudável! Há menos desperdício alimentar se escolherem a opção de buffet, mas se mesmo assim querem uma tradicional refeição à carta, podem sempre pedir que guardem as sobras dos vossos convidados para as doar a uma instituição.

5. Jóias e alianças

Imagens com emoções

Há milhares de lojas e vendedores online que fazem negócio com peças handmade. Se queres ter jóias únicas e personalizadas podes também optar por peças mais vintage. Anéis com esmeraldas e pendentes antigos ficam lindos com tranças e penteados de noiva com cabelo solto, para um look mais boho. Se queres um dia com ainda mais significado, podes reutilizar jóias e alianças dos teus avós, bisavós ou de qualquer outro familiar. Afinal, diz-se que para dar sorte a noiva deve usar algo emprestado durante o casamento.

6. Lembranças para os convidados

Se gostam de surpreender os vossos convidados com prendas de casamento originais, ofereçam-lhes plantas, pacotinhos de chá, azeite ou mel biológico ou sementes. Um gesto muito generoso é adquirirem bens alimentares e roupas e oferecerem aos vossos convidados cartões que podem trocar entre eles e escolher doar a uma instituições de solidariedade.

7. Poupar nas deslocações

O local da vossa celebração e festa devem estar muito próximos um do outro e, se possível, em zonas acessíveis para os convidados. Se estes não se puderem deslocar a pé, os noivos podem alugar um autocarro para os transportar a todos.

Casamentos com inspiração étnica, boho, country e vintage ligam muito bem com a temática do meio ambiente. Se queres manter-te no tema, pede aos convidados que tragam pelo menos um elemento reutilizado, seja um botão de punho para eles ou um travesseiro ou acessório que combine com o vestido de cerimónia das tuas damas de honor, assim como com os seus penteados com caracois. O importante é que todos se divirtam e mantenham no tema, para que consigas memórias e fotografias fantásticas!

Pode interessar-lhe

Comentários (2)

Poliana

Poliana

A 29/06/2017 às 11:16

Artigo muito bom!

Responder
Adriana

Adriana

A 17/06/2017 às 19:20

Lindo!

Responder
Comentar

Mais sobre Antes do casamento

Artigos por temas

Voltar ao topo