Ir para o conteúdo principal
Casamentos

8 dicas para uma boa convivência com a sogra

Depois do casamento, serão uma única família, unida em todos os momentos, mas, por vezes sentes que tu e a tua sogra não são compatíveis? Se queres cultivar uma relação saudável com esse pilar da família, não percas as nossas dicas!

Dares-te bem com a tua sogra nem sempre é algo fácil, mas porque amas o(a) seu/sua filho(a) e já tens o anel de noivado, todos os esforços são recompensadores. A diferença de idades e de mentalidades pode ser um motivo de colisão, assim como os gostos e a personalidade, mas a verdade é que, muito em breve, a tua sogra vai ver-te a subir com um vestido de noiva ao altar e fazer parte da tua família para sempre! Se ainda não sabes como contornar as vossas divergências, este é o artigo para ti! Afinal, uma boa relação com a tua sogra vai deixar-te mais calma(o) e refletir-se também no vosso bem-estar! Se já enviaram os convites de casamento, não percam mais tempo!

 

1. Conhece-a melhor

E ainda mais importante… não cries preconceitos acerca de nada! Deves fazer os possíveis por conheceres bem a mãe do amor da tua vida, mesmo que isso signifique que marquem cafés, jantares ou que lhe peças ajuda para escolher o penteado apanhado! No meio de tantas conversas, de certeza que vão descobrir que têm algo em comum, seja um simples hobby ou toda uma ideologia. 

2. Sê razoável

Pode haver algumas situações em que a tua sogra te pareça desagradável, indelicada ou sem paciência, mas tal não é razão para que lhe respondas na mesma moeda. É difícil lidar com alguém que parece adorar os mais pequenos conflitos, mas tenta sempre manter a cabeça fria na sua presença e não te precipites. Se fores sempre impecável com ela, não te vai poder acusar de nada.

3. Aprende a relativizar

Vocês pertencem a duas gerações muito diferentes e, por si só, isso pode ser motivo de muitas complicações e conflitos! Antes de partires para suposições ou ficares chocada(o) com algum comentário, relativiza a situação. De certeza que não quis ofender-te quando não gostou do sabor do bolo de casamento original que escolheram, ou pode simplesmente ser uma pessoa um pouco dramática. Seja qual for a questão, não vale a pena perderes muito tempo a debater-te com ela.

4. Não vivas para lhe agradar…

Se à primeira vista tens a sensação de que a tua sogra “não vai com a tua cara”, ou que implica de forma injustificada com todas as tuas ideias ou sugestões, não te foques tanto nisso. Mesmo que efetivamente esse seja o caso e ela não goste muito de ti, não deves tentar agradar-lhe a cada passo que dás. Continua a ser simpático(a) e cordial com ela, convida-a para a prova do penteado com tranças ou para vos ajudar com os restantes preparativos, mas nada com o intuito de "cair nas suas graças". 

5. ... mas uma surpresa de vez em quando é sempre bem-vinda!

Se, por outro lado, a tua sogra é uma das tuas melhores amigas, não te poupes a ideias e elogios! Marca o seu dia de anos na agenda e qualquer outra data especial e liga-lhe, manda-lhe mensagem ou faz planos com ela com frequência. Por mais pequeno que seja o teu gesto, ela vai gostar de saber que te lembraste dela e que tiraste tempo do teu dia para juntas escolherem um vestido de cerimónia curto!

6. Cultiva a simplicidade

Não são precisas grandes cerimónias com a mãe do teu parceiro e, garantidamente não é necessário que faças uma festa ou um autêntico drama cada vez que conversam. Mesmo que algo te pareça estranho ou desadequado, não faças disso um bicho de sete cabeças. Simplificar o que sentes vai poupar-te imenso stress e overthinking.

7. Foca-te no positivo

Mesmo que te pareçam escassos os momentos de felicidade, tenta focar-te nisso, nos gestos que teve contigo ou nos traços de que mais gostas. Às vezes temos tendência a olhar apenas para as partes menos boas, e isso oculta-nos a visão do que realmente interessa!

8. Algo em comum!

Às vezes precisamos de dar o braço a torcer, de ouvir outra opinião ou de dar segundas oportunidades. Mas no final, de certeza que vão descobrir que têm mais em comum do que alguma vez imaginaram! Pode ser um traço de personalidade bem vincado, um sonho ou um prato especial que ambas(os) adorem! Seja o que for já sabem que pelo menos terão sempre aquele vínculo e união que pode ser a solução para muitas desavenças!

Lidar com uma sogra complicada pode desmotivar-te a longo prazo, mas antes de declarar uma guerra aberta quando descobrires que o vestido de cerimónia que escolheu não se adequa minimamente, respira e acalma-te. Se achas que a vossa relação tem potencial, comecem por trabalhá-la passo a passo, com pequenos avanços que não comprometam a vossa felicidade! Se, por outro lado, não suportas ouvi-la mais a criticar o teu penteado de noiva, afasta-te e reduz a vossa convivência ao mínimo indispensável! Afinal, não tens de estar constantemente a tentar agradar-lhe e, definitivamente, não é ela a pessoa com quem decidiste casar.