Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Conselhos para organizar as mesas do copo de água

A organização das mesas do copo-de-água é uma das tarefas que requer esforço e concentração. Neste verdadeiro quebra-cabeças que a maioria dos noivos teme, aqui ficam alguns conselhos que podem ajudar.

Ainda sem banquete de casamento? 🥂
Peça informação e preços de Espaços a empresas próximas de si

Helena Tomás Photography

Depois de enviar os convites de casamento, distribuir os convidados pelas mesas pode ser um verdadeiro quebra-cabeças. Fazer uma mesa de solteiros ou de casais misturados com solteiros? Juntar convidados que não se conhecem numa só mesa? E a família, na mesa dos noivos ou por separado? Estas são algumas das perguntas que muitos se fazem na hora de decidir os lugares dos convidados mas, com algum pragmatismo, tudo se resolve. Passada a azáfama de encontrar o vestido de noiva ideal ou de pensar nas lembrancinhas de casamento, talvez precisem de uma pequena ajudinha para organizar as mesas... As nossas dicas talvez vos possam elucidar:

Renato Ribeiro Photography

Último repasso pela lista

Quando já tenhas a lista de convidados confirmados, um mês antes, é conveniente fazeres uns telefonemas para confirmar cada um dos convidados. Para que esta tarefa não se torne demasiado pesada, podes dividir a lista com o noivo ou com familiares mais próximos. Assim podes fazer a tua lista final de confirmações e inspirar-te finalmente com as muitas ideias para lembrancinhas de casamento que existem, pensadas precisamente para surpreender todos os presentes no enlace. É importante que telefones, não que mandes mensagens nem e-mails, já que assim terás uma resposta imediata e poderás organizar-te com mais tempo.

Organizador de mesas casamentos.pt

Depois de teres a lista definitiva ou praticamente finalizada, podes usar o nosso organizador de mesas, a partir do teu computador, tablet ou telemóvel. É prático, fácil de usar e podes imprimi-lo no final para deixar o mapa na quinta. Dizemos-te todas as funcionalidades que tem:

  • Uma visão global das mesas. Podes criar um mapa de distribuição das mesas com diferentes nomes, formas e número de convidados. Para dar nomes originais às mesas, podes entrar aqui.

  • Do lado esquerdo da página podes juntar os convidados e em cada convidado pôr o seu nome, grau de parentesco ou relação e se leva acompanhante. Depois só tens de "arrastar" o convidado para a mesa onde o queres colocar.

  • Podes editar a organização das mesas, as vezes que queiras e também o tamanho do salão, arrastando as pontas dos quadrados para aumentar ou diminuir.

  • Existe uma janela com a lista de convidados, onde podes ter uma visão geral e separada por mesas.

  • Podes descarregar o teu organizador de mesas a PDF ou mesmo imprimi-lo para o teres sempre à mão na tua agenda.

Como ordenar as mesas?

A ordem mais comum costuma ser colocar os familiares mais perto da mesa dos noivos, depois os amigos e finalmente os conhecidos e pessoas menos próximas. Estes grupos devem estar sempre estrategicamente posicionados entre os que pertencem à noiva e os que pertencem ao noivo para que interatuem entre si. Na organização das mesas, lembra-te de calcular um espaço caso queiras colocar um Candy Bar à vista de todos, com um bolo de casamento original como principal protagonista.

Por outro lado, também podes apostar por deixar em cada lugar, a vossa prenda de casamento original, de maneira que todos possam receber a sua antes de começar o copo-de-água. Outra ideia, é deixar perto de cada mesa, acessórios para o photobooth, para que tenham acesso a todos os adereços mais facilmente ou o coloquem em algum momento da festa. Será um êxito assegurado!

Evita formar mesas de desconhecidos

É muito provável que, ao juntarem todos os conhecidos, vos sobrem alguns pares ou convidados. A primeira reação de os juntar a todos numa mesa não é a melhor solução. O melhor é pensar com quem poderiam encaixar melhor – por idade, trabalho, estilo de vida, personalidade – e os distribuam segundo este critério. Se a vossa grande prioridade é que todos os convidados se sintam em casa, devem colocar-se na pele deles e pensar no que gostariam viver neste dia. Haverão muitos momentos especiais, tal como a troca das alianças de casamento ou a abertura do baile em que não é necessário que se preocupem com a sua integração, mas no que diz respeito ao copo de água é fundamental que o façam, até porque este momento ocupará grande parte do casamento.

Jorge Tam Photographer

Mesas das crianças, sim ou não?

A mesa das crianças faz todo o sentido sempre e quando tiverem, pelo menos, quatro anos. É ideal para que estejam todos juntos e, para que os pais possam aproveitar o copo de água mais relaxados, que exista alguém responsável por vigiá-los. Se contrataram um serviço de animação infantil, perguntem à equipa se fornecem este serviço. Pequenos e graúdos irão agradecer este pequeno detalhe.

Mesas redondas ou em U

As mesas redondas proporcionam interação entre os convidados, mas têm esse pequeno pormenor de que apenas levam 10 lugares, no máximo. São ideais para criar um ambiente acolhedor e elegante ao mesmo tempo, deixam espaço a que possas colocar em algum lado do salão as prendas de casamento para os convidados e permitem que se movimentem com espaço por todo o lado. Por outro lado, a opção cada vez mais em voga das mesas em U – sobretudo em casamentos intimistas e ao ar livre -  tem a vantagem de que não existem lugares marcados, pelo que não terão que pensar em que mesas distribuir os vossos convidados. No fundo, tudo depende do tipo das condições que vos oferece o espaço e do estilo de celebração que querem ter.

Quinta da Felicidade - Locus Amoenus

Depois de organizares as mesas, ainda haverão detalhes a ultimar. Os vestidos de cerimónia das damas de honor ou o bolo de casamento poderão estar na lista de últimos preparativos, pelo que, quanto mais rápido organizares os convidados, mais tempo terás para fazer tudo o que ainda te falta.

Ainda sem banquete de casamento? 🥂
Peça informação e preços de Espaços a empresas próximas de si