Lua de mel

Cuba: uma viagem inesquecível na ilha mais colorida do Caribe

Por Maria Lopes, o 10/02/19
Maria Lopes
Cuba: uma viagem inesquecível na ilha mais colorida do Caribe
Emviagem

Vamos ajudá-lo a encontrar a agência mais perto de si 🛫

Peça ofertas
Comentar

Se há destinos que todos deveríamos visitar uma vez na vida, Cuba é um deles. A sua cultura, a música, a alegria das ruas e as suas cores são os ingredientes necessários para uma lua de mel de sonho. Percam-se nesta ilha!

Durante a organização do casamento, existem tarefas que têm o poder de levantar qualquer astral e sem dúvida de que a escolha do destino de lua de mel, além do vestido de noiva, é uma delas. Antes de tudo, e tal como na escolha dos convites de casamento ou do bolo de casamento, é preciso definir prioridades. Que tipo de viagem querem fazer? Preferem um destino de praia ou cidade? Qual é o vosso orçamento? Se gostavam de combinar cultura, boa comida, animação e praias de sonho numa só viagem, Cuba pode ser o destino ideal para a vossa lua de mel! Esta ilha colonial, cheia de beleza natural, alegria e muito ritmo, vai contagiar-vos com a sua descontração. Levantamos a ponta do véu de tudo o que podem ver e sentir em Cuba...

Preparação da viagem

Situada a 150 km da Flórida, Cuba é uma ilha do Caribe onde, devido ao seu sistema político, nem todas as companhias aéreas conseguem aceder. Por isso, é necessário prepararem esta viagem com relativa antecedência. É por isso importante que, assim que tiverem a certeza de que este é o destino escolhido, devem informar-se bem sobre o local. Se contratarem tudo por agência, é provável que o alojamento já esteja incluído. Se quiserem organizar tudo por vocês, devem pesquisar bem os locais onde devem ficar, a acessibilidade e a proximidade dos pontos que querem visitar. Além disso, não se esqueçam de saber mais sobre a sua cultura, o seu regime político, as suas leis, o sistema de saúde e a sua moeda, para não serem apanhados desprevenidos quando chegarem ao local. Ao mesmo tempo que vês inspirações para o vosso bolo de casamento original, tira um tempo para ver imagens e saber mas sobre Cuba antes de viajarem. 

Havana Vieja, uma viagem ao passado

Assim como um casamento não existe sem alianças de casamento, uma viagem a Cuba só vale mesmo a pena com uma paragem na sua peculiar capital, Havana. É impossível ficar indiferente a esta cidade que parou literalmente no tempo, com os seus edifícios impecáveis de outros tempos. Ao passear por Havana Vieja, irão sentir-se num filme dos anos 50, muito graças aos Cadilac’s que passam constantemente nas ruas. Aproveitem para absorver toda a energia das suas ruas, a animação noturna em pleno ritmo cubano, a comida e a alegria dos cubanos. Em Havana sentirão que aterraram na época colonial de repente, e que os vestígios de um país que vive há anos num regime comunista estão bem presentes e são muito diferentes da vossa realidade. Aproveitem ao máximo cada minuto.

Perder-se pelo Malecón

O Malecón está para Cuba como os Champs Élysées para Paris, assim que não podem deixar de perder-vos neste passeio que se abre ao oceano. É perfeito para contemplarem o horizonte, desconectarem finalmente de tantos meses de preparativos envolvidos entre a busca de uns convites de casamento personalizados ou de detalhes para a decoração. Aproveitem ao máximo este momento de descontração e deixem-se encantar pela enorme beleza do local.

Entre as duas fortalezas da ilha 

Depois de se perderem de amores pelo Malecón, há mais pontos de Cuba que devem descobrir. Quando cruzarem a baía, irão descobrir duas fortalezas da época colonial: o Castillo de los Tres Reyes del Morro e a Fortaleza de San Carlos de la Cabaña. Visitá-las será um momento único, já que as suas vistas são únicas sobre Havana, a baía, o porto e Malecón. Se programarem o passeio para a parte da tarde, aproveitem o El Cañotazo, uma cerimónia que acontece sempre antes das 21h e que recria o disparo do canhão sobre Havana no século XVIII. À noite, deixem-se envolver pela salsa cubana, depois de um romântico jantar no centro da capital. Separa alguns vestidos de cerimónia curtos, podes precisar deles durante a viagem.

Explorar Pinar del Río

Poucos cenários impressionam tanto como Pinar del Río. Declarado Património Cultural pela UNESCO, o Valle de Viñales é paragem obrigatória. Mas o encanto que este local que esconde duas das seis Reservas Mundiais da Biosfera da ilha não fica por aqui. Em Soroa, poderão apreciar um impressionante jardim de orquídeas digno de um filme. Sem dúvida, o cenário perfeito para um casamento na praia e para usar um fantástico vestido de noiva com renda.

Descanso e diversão em Varadero

O paraíso existe e uma pequena parte está toda concentrada nas praias de Varadero. Se amam praias de areia branca e águas cristalinas, percam-se neste paraíso. É ideal para relaxarem uns dias e, depois de vários dias a percorrer a ilha e a absorver toda a sua história e energia, uma paragem em Varadero num dos seus resorts de luxo será uma excelente opção. Escolhe sempre penteados fáceis que te deixem confortável todo o dia para aproveitares ao máximo estas praias de sonho.

Um pouco de história: Santiago de Cuba

Santiago de Cuba é outro ponto da ilha que irão amar. Não deixem de visitar a fortaleza de San Pedro de la Roca ou as ruínas das fazendas de café francesas, situadas nas montanhas da cidade e que são Património Cultural da Humanidade. Visitem também o Tivoli, um bairro de origem franco-haitiano e apreciem a beleza da Basílica do Cobre, o santuário da Virgen de la Caridad, padroeira de Cuba, que está situados a poucos quilómetros do centro da cidade.

Outros tips extra

Sem dúvida de que Cuba tem tanto de mágico como de real, e nem sempre esta realidade encaixa na realidade a que as culturas ocidentais estão habituadas. A cultura de Cuba é local, e poucas ou nenhumas influências existem do mundo Ocidental. O comércio é nacional, a internet falha - ou é praticamente inexistente - e o consumismo não tem lugar neste país. É importante entrarem completamente dentro do estilo de vida de Cuba para aproveitarem ao máximo a viagem. Obviamente, a salsa cubana, a alegria dos cubanos, o ron, a comida, poder estar num local tão rico histórica e politicamente fazem-nos esquecer de tudo e aproveitar cada minuto desta viagem única.

Preparados para viajarem até ao paraíso? Além de programarem a vossa lua de mel, de certeza que ainda há muito a fazer até ao grande dia. Se decidiram preparar as lembrancinhas de casamento em casa nada como uma salsa cubana para vos ajudar nesta tarefa. Inspirem-se também nas cores vibrantes de Cuba para escolherem os tons tanto da decoração do vosso dia, como dos vestidos de cerimónia das damas de honor ou outros detalhes da decoração. Cuba está à vossa espera, hasta la victoria siempre, comandante Che Guevara!

Vamos ajudá-lo a encontrar a agência mais perto de si 🛫

Peça ofertas

Pode interessar-lhe

Comentar

Mais sobre Lua de mel

Artigos por temas

Voltar ao topo