O casamento

Dicas para conseguir um copo de água económico

Por Maria Lopes, o 09/03/18
Maria Lopes
Dicas para conseguir um copo de água económico
Estudio d - Fotografia Social

Ainda sem banquete de casamento? 🥂

Peça informação
3 Comentar

Todos os casais sonham com um copo de água perfeito mas, quando o orçamento é reduzido, o que é que se pode fazer para garantir o sucesso do evento? Toma nota das nossas dicas!

O copo de água determina, em grande parte, o sucesso de todo o casamento. A escolha do local, do menu, e a qualidade do trato e dos serviços pode definir o que os vossos convidados irão recordar do vosso dia C. Mais além do vestido de noiva, dos vestidos de cerimónia das convidadas ou das perfeitas alianças de casamento que mostrarão a todos os presentes, se o serviço de catering não corresponder às expectativas, tudo perderá parte do encanto. Por isso mesmo, as decisões neste campo devem ser tomadas com bastante cuidado e rigor.

Todos querem um casamento lindo, original e perfeito, mas... o que fazer quando o orçamento é limitado? O que há que ter em conta para que um copo de água mais econômico não desiluda?Felizmente, o leque de opções é variado, pelo que, com alguma pesquisa e dedicação, de certeza que vão encontrar um local que vos encha as medidas. Fiquem atentos aos que vos contamos de seguida!

Rita Santana Photography

Época alta vs época baixa

Os meses de primavera e verão são os considerados de época alta no que diz respeito ao casamento. O mesmo acontece com o dia da semana, já que o sábado tem todo o protagonismo. Por este motivo, se optarem por casar fora destes dias, é provável que consigam preços mais em conta para os mesmos serviços. Como alternativa, se o vosso sonho era casar com sol mas o vosso orçamento é limitado, podem sempre escolher os primeiros ou últimos dias da época quente. Outubro assume assim uma relevância cada vez mais elevada e faz agora parte das escolhas preferidas de casais que pretendem fugir às tradições. Apesar dos dias serem relativamente mais frescos e pequenos, mas nunca frios, ainda é possível usar-se um fresco e leve vestido de noiva simples, já que, com as alterações climáticas, estes meses podem ser ainda relativamente quentes ou amenos.

Já em relação ao dia da semana, para festas de tarde ou de noite, a sexta-feira pode ser igualmente divertida, enquanto que o tradicional casamento ao domingo pode ser uma alternativa para cerimónias que se realizem de manhã ou de tarde.

A escolha acertada do lugar

Rita Santana Photography

Tal como, na escolha do look nupcial, um vestido de noiva barato pode revelar-se bastante atrativo para quem dispõe de um orçamento reduzido, também no momento de optarem um copo-de-água mais em conta, há vários fatores a ter em conta e a escolha acertada do lugar é a principal de todas. É evidente que existem lugares mais em conta do que outros, mas o mais econômico será fazer o copo de água num lugar vosso ou de alguém conhecido. Se quiserem fazer o banquete no exterior, existem locais, como jardins, que com uma decoração adequada, se adaptam completamente.

Quanto às quintas, os valores podem variar, dependendo sempre dos serviços que incluem. Podem apenas apostar no serviço de catering e fazer uma decoração DIY personalizada. Dependendo das regras impostas pelo espaço – já que muitos podem incluir um serviço de catering e decoração completos – podem fazer ajustes para que o valor do local se ajuste às vossas necessidades.

Organizar tudo com antecedência

Casamento de Julien & Christelle

Não é à toa que dizemos que um ano é o tempo mínimo que um casal deve contemplar para organizar o seu casamento, sobretudo se o seu orçamento é limitado. Contratar locais e serviços com relativa antecedência pode fazer com que consigam valores mais acessíveis, além de que certamente existirá mais opções de locais que podem escolher. Não é muito aconselhável deixar para o fim a contratação do que envolve o copo de água, desde a contratação do espaço até aos últimos detalhes da decoração, passando pela escolha de um bolo de casamento original, lembranças, entre outros. Deste modo, escolher e combinar os preços do local com bastante antecedência pode fazer com que consigam reduzir custos.

Feiras de noivos

Há muitos serviços que podem ser contratados nas feiras de noivos e, geralmente, os preços apresentados têm descontos bastante apetitosos. Desde encontrar convites de casamento originais, fatos e vestidos em conta, promoções para a lua de mel e, claro está, espaços diversificados e com diferentes valores para o copo-de-água, aqui poderão encontrar tudo para o organizar o vosso dia da maneira mais económica possível. Verifiquem quais as feiras de noivos que se realizam na vossa zona e não deixem de as visitar. Isto aplica-se não só para o copo-de-água como para tudo o que é necessário para casar. 

Comidas e bebidas

RicardoMarta photography

Acima de tudo, evitar o desperdício é a forma mais eficaz de poupar. Muitas vezes há muita comida que acaba por sobrar sem necessidade. É claro que não querem que falte nada, mas é fundamental calcularem bem as quantidades necessárias por convidado a fim de fazerem uma boa gestão do vosso orçamento.

Por exemplo, talvez não seja necessário ter dois pratos principais, especialmente se depois vão ter mesas de doces e salgados à disposição dos convidados e podem escolher um bolo de casamento simples e mais em conta, que além de estar na moda, é igualmente delicioso. Se combinarem com o local um pacote de espaço e banquete, pode ser que os preços sejam mais acessíveis, pois costuma haver condições especiais para pacotes de serviços.

O bolo de casamento

Roland Sousa Fotografia

É um dos elementos mais importantes do copo de água. No momento de o partir todos estão presentes e com certeza que querem ter um lindo bolo de casamento. Bolos com vários andares ficam sempre mais caros, dado que são verdadeiras peças de arte. Para contornar um pouco esta questão, podem ter um bolo menor para o momento de partir e outro, de um andar só, mas com a mesma massa, que é distribuído aos convidados. Outra ideia passa por fazerem um topo do bolo de casamento em casa, mais handmade e dentro do estilo dos casamentos da atualidade: personalizado e com muito carisma.

Ideias DIY

Os noivos mais criativos e habilidosos, não só se dispõem a fazer umas lembrancinhas de casamento baratas e personalizadas como podem dar o seu contributo pessoal a uma decoração repleta de detalhes feitos por eles. Se têm habilidade para os trabalhos manuais, com um pouco de criatividade podem fazer alguns item da decoração sem muitos custos. Por vezes até reciclando ou reutilizando algumas peças podem conseguir um efeito fantástico.

Outras alternativas

RicardoMarta photography

Por fim, uma forma mais radical de conseguir um copo de água econômico consiste em mudar completamente de paradigma. Em vez de um almoço ou jantar com um ou vários pratos podem fazer algo como um brunch, um lanche, um lanche ajantarado ou até um cocktail. Este tipo de celebração é ideal para casamentos mais íntimos e com poucos convidados e poderá converter-se num momento único para todos os presentes já que ideias não faltam não converter estes tipos de celebrações em momentos totalmente pensados para proporcionar o máximo conforto aos noivos e convidados.

Já sabem o principal a ter em conta para um copo de água mais econômico. Juntamente a uma escolha acertada em elementos chave como os convites de casamento, decoração ou bolo de casamento, têm tudo para conseguirem ter não só um copo de água em conta como todo o casamento. O mais importante é programarem tudo com relativa antecedência, estipularem um orçamento limite e o ultrapassarem demasiado.

Ainda sem banquete de casamento? 🥂

Peça informação

Pode interessar-lhe

Comentários (3)

Raquel
Raquel A 27/09/2018 às 11:54

Concordo completamente!! Muito boas dicas!!

Responder
Ana
Ana A 15/06/2018 às 09:54

Também concordo com as ideias apresentadas e muitas delas foram por mim utilizadas uma vez que escolhemos uma cerimónia mais simples e íntima. Artigo muito bom para quem tem orçamento reduzido

Responder
Solange
Solange A 14/03/2018 às 10:12
Concordo plenamente!
Responder
Comentar

Mais sobre O casamento

Artigos por temas

Voltar ao topo