Antes do casamento

Guia para os casais recém comprometidos: 8 tarefas a riscar da lista

Por casamentos.pt, o 14/02/19
Guia para os casais recém comprometidos: 8 tarefas a riscar da lista
Bernardo Gouveia Photographer
10 Comentar

O primeiro passo está dado e, agora, restam-vos meses de preparação para garantir um dia perfeito! Hoje vamos falar dos passos fundamentais da organização do vosso dia C. Peguem no bloco de notas e apontem as nossas dicas!

Após o pedido e de toda a excitação e euforia iniciais, começam a voltar à realidade. Depois de teres o anel de noivado, os primeiros passos da planificação do casamento são decisivos! Escolher o vestido de noiva e o fato, pensar em todos os acessórios e reunir com fornecedores para escolherem os detalhes mais adequados… organizar o casamento é um processo demorado, que a muitos casais pode parecer o fim do mundo. Se estão ambos neste barco à deriva, não desesperem! Às vezes, ter muita informação pode tornar-se confuso, por isso vamos dizer-vos quais os passos a seguir antes de enviar os convites de casamento.

Ludgi Fotógrafos

1. Escolher a estação do ano

Escolher a estação do ano em que vão dizer o sim vai ser o mote para outras decisões importantes – como o mês em que trocam alianças de casamento, estilo de enlace que vão ter ou até os pratos que devem compor o menu. Como tal, esta deve ser uma das primeiras decisões a ser tomada pelos noivos, considerando todos os prós e contras que cada época do ano apresenta. 

2. Fazer uma lista provisória de convidados

Tios e primos em segundo grau, aqueles amigos que não vêm há décadas e família mais afastada… tudo certo se querem uma grande festa, mas será que isso encaixa no vosso orçamento? Façam uma lista o mais próxima da realidade possível de todas as pessoas que pensam convidar. Assim, vão ter também uma melhor noção do espaço que devem alugar e dos gastos que vos esperam.

Vitor Gordo Photography

3. Descarregar a nossa app

Se é verdade que não poderão passar sem listas e cadernos de encargos nesta fase, então a nossa aplicação vai ser a vossa melhor amiga! Marcar a prova do vestido de noiva com renda, agendar tarefas, consultar serviços e orçamentos, organizar o seating plan… enfim, tudo aquilo de que precisam! Aqui vão encontrar uma autêntica wedding planner, para que se sintam organizados e acompanhados durante todo o processo!

4. Definir um orçamento

Talvez um dos passos mais importantes antes de partir para o planeamento. Definir quanto podem e querem gastar vai determinar todos os outros parâmetros do vosso dia, pelo que devem fazer todos os cálculos com cuidado - e de forma muito realista! Uma vez estabelecido um budget geral, devem priorizar os aspetos essenciais e atribuir a cada um uma fatia desse mesmo orçamento.

Tropeço de Riso - Fotografia

5. Formal ou descontraído? Na praia ou na montanha?

Este é o momento para irem pensando se preferem casar pela igreja ou trocar alianças de ouro branco pelo civil, se o vosso casamento terá um estilo rústico, vintage, romântico ou industrial chic. Não se esqueçam que desta escolha vai depois depender o tipo de espaço da vossa celebração e todas as suas características!

6. Escolher a data

Depois de eleger a estação do ano, devem pensar em duas ou três datas alternativas antes de se comprometerem de forma definitiva. Desta forma, poderão estudar preços e a disponibilidade dos locais onde planeiam casar e celebrar o copo de água. E atenção: não deixem de verificar quais são as piores datas para casar de cada ano antes de tomarem qualquer decisão!

Power-On Photography

7. Enviar o save the date

Terminada a primeira fase dos preparativos, definida a data e o estilo do enlace, está na hora de notificar os convidados! Para tal, o save the date será o vosso aliado. Podem personalizá-lo à vossa imagem e enviá-lo aos convidados por e-mail ou por correio normal. Não se esqueçam de que será o primeiro contacto que todos vão ter com o vosso grande dia, pelo que devem pensar com cuidado na sua estética!

8. Get inspired!

O mais provável é que já te tenhas perdido em centenas de fotos de inspiração de vestidos de noiva simples e diferentes estilos de decoração para o recinto do copo de água. Mas finalmente chega a altura de encarar este desafio de forma mais séria! Começa a guardar todas aquelas fotos que realmente te inspiram, e consulta o nosso catálogo para marcar as primeiras visitas às lojas de vestidos de noiva. Está na altura de encontrar um modelo que te apaixone!

Marta Cabral Photo

A escolher o penteado de noiva e a roupa para o grande dia, ou já na fase de eleger o estilo do buffet e o sabor do vosso bolo de casamento? Em que fase se encontram de momento? Se este é o primeiro contacto com os preparativos após o pedido, tenham calma e comecem por seguir as nossas dicas. Garantimos que tudo irá correr bem!

Pode interessar-lhe

Comentários (10)

P
Patrícia A 9/11/2018 às 11:42
Tanta coisa para tratar, tanta oferta, tudo para analisar ufff
Responder
Soares
Soares A 1/10/2018 às 16:45
Gostei das dicass😉
Responder
K
Kedma A 21/09/2018 às 17:29
Ótimas dicas 😊☺
Responder
Cristiana
Cristiana A 13/09/2016 às 19:32

Bons conselhos

Responder
Maria
Maria A 7/05/2016 às 18:07

Para quem nunca se imaginou a organizar uma festa de casamento, e mal sabe por onde começar...e até mesmo para os que sempre sonharam com isso....é uma optima forma de começar a organizar as ideias e os preparativos!! Boa boa

Responder
V
Verónica A 11/03/2016 às 23:47

Vamos lá! Bora começar

Responder
Diana
Diana A 9/03/2016 às 21:29

Óptimos conselhos. É uma check list fantástica para quem começa

Responder
Ana  Paula
Ana Paula A 4/03/2016 às 18:12

Bons conselhos

Responder
Catia
Catia A 3/03/2016 às 15:19
Adorei, tenho a certeza que me vai ajudar e muito!
Responder
Tânia
Tânia A 3/03/2016 às 12:08

Optimas dicas para os recem-noivinhos

Responder
Comentar

Mais sobre Antes do casamento

Artigos por temas

Voltar ao topo