Os serviços para o seu casamento

Lanternas do Céu: o que é e como usá-las

Por Rita Portugal, o 06/01/19
Rita Portugal
Lanternas do Céu: o que é e como usá-las
Comentar

Sonham com um casamento ao luar, repleto de luzinhas e velas cálidas a decorar o ambiente? Então não percam este artigo sobre as lanternas do céu! Estra tradição importada da China vai maravilhar os vossos convidados.

Decorar um casamento é algo que exige muita criatividade. Pensar no estilo do vosso enlace, nas flores e nas lembrancinhas de casamento para oferecer aos convidados é apenas o início. E quando a noite se põe… já pensaram na melhor forma de iluminar o vosso bolo de casamento? As lanternas do céu são a última tendência para casamentos! Estes focos luminosos que sobem no ar e tornam o ambiente ultra romântico têm vindo a apaixonar noivos um pouco por todo o mundo! Se vocês já enviaram os convites de casamento e estão na fase dos preparativos, não percam este artigo!

White Valley Film

A origem

A história das emblemáticas lanternas começou há mais de dois mil anos, na China. Por crença cultural e religiosa, era assim que a população enviava as suas mensagens até ao céu, com desejos de saúde, bem estar, sucesso, amor e felicidade. Existe até um festival na China dedicado às lanternas, que se celebra no dia 15 do primeiro mês do calendário lunar. Hoje, lançar estas lanternas pertencem a um ritual que se acabou por vulgarizar, e é comum vê-las em festas, eventos ou até mesmo em noites de verão, depois de dançarem com um vestido de cerimónia curto. É um momento lindíssimo para partilhar com família ou amigos e para se deixarem encantar pelo brilho tão romântico das lanternas.

Onde usar?

As lanternas do céu são um acessório perfeito para quase todos os tipos de festa! Elas criam um ambiente romântico e acolhedor e colocam todos os convidados a admirar a beleza da noite e das luzes, com os olhos postos nesses focos luminosos que vão desaparecendo à medida que sobem no céu. Pelo seu design e estética handmade, e pela necessidade de disporem de um grande espaço ao ar livre para as lançar, as lanternas do céu são perfeitas para casamentos boho ou com um estilo mais informal – de preferência realizados ao ar livre. Já te consegues imaginar a lançar uma lanterna com o teu lindíssimo vestido de noiva com renda?

Na melhor altura

À partida, o lançamento das lanternas marca o final de um grande dia, de uma celebração e, por isso, a noite torna-se o momento perfeito para as ver subir no céu. Mas se vocês trocam alianças de casamento pela manhã e o vosso casamento se prolonga até ao entardecer, as lanternas dão um efeito ainda mais bonito quando acompanham um por do sol! Seja qual for a vossa decisão, certifiquem-se de que é um momento único e muito especial e que conseguem ter todos os convidados reunidos para desfrutar desse instante.

Alguns cuidados

Embora aparentemente fáceis de manusear, este momento pode tornar-se muito especial se contratarem profissionais que já estejam habituados a trabalhar com este adereço. Para lançar as lanternas, é necessário ter atenção ao fogo, ao clima, à altitude e à direção do vento, para que as lanternas subam de forma gradual e não acabem por cair no solo pouco depois de cortarem o bolo de casamento original. Mas não se preocupem, normalmente as lanternas são fabricadas num material não inflamável e são completamente seguras, mesmo para principiantes.

Uma alternativa ecológica!

Se já decidiram ter lanternas do céu no vosso dia C, vão deparar-se com uma imensidão de fornecedores por onde escolher. Mas um ponto que deve pesar na vossa decisão é se as lanternas são ecológicas. Hoje em dia, já há imensa oferta de lanternas biodegradáveis – normalmente, feitas de papel e bambu- que, apos o lançamento e terem subido no céu, acabam por se apagar ao atingir uma determinada altitude, descendo à terra enquanto se autodestroem – uma alternativa que vai proteger o ambiente.

First Page - Designed Events

O que acham desta alternativa romântica para celebrar o dia em que trocam o anel de noivado pelas alianças? As lanternas do céu nunca vão deixar de surpreender e tornam cada momento mágico, sobretudo para mais tarde recordar em fotos o dia que passaste com o teu vestido de noiva! Se foram conquistados por esta ideia, resta procurar as lanternas que mais se adequam aos vossos critérios e, caso não sejam feitas de material biodegradável, certifiquem-se de que todo o material é limpo e apanhado no final do vosso dia C.

Pode interessar-lhe

Comentar

Mais sobre Os serviços para o seu casamento

Artigos por temas

Voltar ao topo