Lua de mel

Lua de mel na Irlanda: uma rota pelos castelos mais fascinantes

Por Maria Lopes, o 09/01/19
Maria Lopes
Lua de mel na Irlanda: uma rota pelos castelos mais fascinantes

Ainda não tem a lua de mel? ✈

Consulte preços
Comentar

Povoações pitorescas, lagos misteriosos e muito verde são algumas das características da Irlanda. Mas além das suas falésias impressionantes, esta possui outros atrativos para uma lua de mel única. Descubram-nos!

Todos os preparativos estão em marcha – o vestido de noiva escolhido, os convites de casamento enviados e as lembrancinhas de casamento idealizadas – por isso, chegou o momento de pensarem na vossa lua de mel de sonho. Os destinos de praia figuram no top das preferências, mas são muitos os apaixonam por países mais frios, onde as paisagens naturais são a principal atração. Já pensaram numa viagem até à Irlanda? Além de povoações pitorescas, cidades lendárias, lagos misteriosos e imponentes falésias, no meio de tanta magia, poderão fazer um roteiro único pelos muitos castelos deste país. São cerca de 30 mil e, apesar de séculos de histórias e de muitos estarem em ruínas, continuam a ser um ex-libris da beleza deste país. Embarquem numa viagem ao passado cheia de romantismo e paisagens únicas por descobrir e planeiem um roteiro pelos castelos irlandeses mais bonitos.

A capital e o seu emblemático castelo

A capital irlandesa acolhe um dos maiores e mais imponentes castelos do país. Em tempos, o Castelo de Dublin foi o centro do domínio britânico mas hoje acolhe dois museus, cafés, jardins e um centro de conferências internacional aberto ao público. Já de aliança de casamento no dedo, e em clima de romance total, vale a pena passear pelos seus claustros a admirar a sua arquitetura, já que este é um dos castelos com melhor manutenção da Irlanda. Comecem por este castelo quando definirem o vosso roteiro, já que irão aterrar em Dublin e ficarão uns dias pela cidade! Depois, não deixem de guardar um dia para visitar outros locais emblemáticos da capital, como o Museu Kilmainham Gaol, o Phoenix Park e a igreja de Saint Patrick

Galway e Dunguaire 

Esta casa-torre com data do século XVI encontra-se na costa sudeste da Baía de Galway, perto da pitoresca aldeia de Kinvara. Visitá-lo pode ser uma verdadeira viagem ao universo medieval e não será de estranhar que sintam vontade de vestir um traje e vestido de gala comprido típico da época. O Castel de Dungauire foi restaurado no século XX e é, desde então, um local onde se reúnem revivalistas celtas, como William Butler ou George Bernand Shaw. Está aberto ao público todo ano, e oferece banquetes luxuosos durante os meses de verão, assim que se pensam ir nesta época, não deixem de reservar dois lugares! Já em Galway, não deixem de visitar a catedral da cidade e a Quay Street, onde encontrarão fantásticos pubs, lojas e restaurantes tradicionais.

Castelo de Dublin

Castelo Rei John, em Limerick

O castelo do vilão da lenda de Robin Hood é outra das paragens obrigatórias do vosso roteiro. Pertenceu outrora ao próprio Rei John e está situado na área central de Limerick, conhecida como a Ilha do Rei. Esta imponente construção de 1200, erguida no topo de assentamento Viking pré-existente, destaca-se por ser um dos castelos mais bem preservados da Irlanda. Aproveitem a visita para passear por Limerik e desfrutar do intenso verde da zona e dos seus lagos igualmente surpreendentes.

Castelo de Lismore, em Waterford

Em Waterford, encontrarão os maiores vestígios da história medieval do país. Construído durante o século XII, o Castelo de Lismore está rodeado de um entorno natural de cortar a respiração. Atualmente pertence ao sexto duque de Devonshire, William Cavendish, e é símbolo do património cultural da Irlanda. Talvez seja necessário caminhar um pouco até chegar ao local, pelo que, nesse dia, optem por roupa e calçado confortável, assim como um penteado apanhado que te deixe cómoda para desfrutar de toda esta beleza.

Castelo Rock of Cashel, em Tipperary

Quando chegarem ao Rock of Cashel vão sentir que pararam no tempo. Localizado em Cashel, no Condado de Tipperary, este castelo parece ter saído de filmes como o Senhor dos Anéis. Foi o lar dos reis de Munster durante centenas de ano e hoje é um dos locais mais visitados da Irlanda. Encontra-se aberto ao público durante todo o ano, pelo que poderão perder-se pelas suas ruínas e imaginar todas as histórias que aconteceram neste local. Rodeado de um verde imenso, poderá ser um local para descansarem e recordarem momentos do vosso dia, tais como o primeiro baile ou o momento do vosso corte do bolo de casamento original. E já que estão por estas bandas, não deixem de dar um saltinho às ruínas da Abadia de Hore ou à caverna de Mitchelstown.

Castelo Rock of Cashel

Castelo de Blarney e Cork

Situado a sete quilómetros de Cork e a beijar a “Pedra da Eloquência”, também conhecida como Blarney Stone, este castelo é uma das paragens obrigatórias para os casais recém-casados. A lenda conta que, se beijam a pedra na parte de baixo suspensos no ar, obterão o dom da eloquência e terão boa sorte no futuro. Para os mais céticos, podem sempre aproveitar para visitar os jardins e terrenos à volta do castelo e apreciar a flora rara e fascinante, onde a mandrágora é a principal atração. Este castelo poderia perfeitamente ser um dos muitos da saga Game of Thrones, pelo que não te espantes se te sentires uma verdadeira Daenerys Targaryen – incrível num vestido longo e num dos seus muitos penteados com tranças – à espera dos seus dragões. E já que estão perto de Cork, aproveitem para visitar o lindíssimo Parque de Fitzgerald, o English Market e o campus da University College of Cork, onde se guarda a maior coleção das pedras Ogham da Irlanda. 

Castelo de Trim, em Meath

O Castelo de Trim é um dos maiores castelos normandos construídos na Irlanda. Está localizado no condado de Meath e é hoje um importante centro administrativo do governo local. Este castelo serviu de cenário ao filme “Braveheart”, em 1995 e está aberto ao público durante todo o ano. Apaixonem-se pelas suas ruínas e entorno natural envolvente e aproveitem para passear pelo condado. Poderão ainda visitar a antiga igreja de Skreen, do século XV, o pequeno castelo de Talbot e ainda o monte de Tara (Hill of Tara), um complexo arqueológico que reúne vários monumentos antigos.

Castelo de Trim

Existem outros tantos castelos que podem visitar e que são igualmente mágicos. Além disso, há muito para explorar na Irlanda, pelo que o melhor é alugarem um carro e planificar a vossa própria viagem. Enquanto isso, não te esqueças também de pensar no tipo de bolo de casamento que querem ter ou nos vestidos de cerimónia no caso de teres damas de honor no teu dia. Depois do casamento, a Irlanda estará à vossa espera e será uma lua de mel inesquecível.

Ainda não tem a lua de mel? ✈

Consulte preços

Pode interessar-lhe

Comentar

Mais sobre Lua de mel

Artigos por temas

Voltar ao topo