Lua de mel

Açores: uma lua de mel de sonho para os amantes da Natureza

Por casamentos.pt, o 25/12/18
Açores: uma lua de mel de sonho para os amantes da Natureza
André Henriques Photography

Vamos ajudá-lo a encontrar a agência mais perto de si 🛫

Peça ofertas
7 Comentar

Composto por 9 ilhas cheias de encanto, o arquipélago dos Açores pode ser o destino perfeito para a vossa lua de mel. Da mítica Lagoa das Sete Cidades às furnas de enxofre da ilha Terceira, são muitas as maravilhas naturais que este destino esconde.

Ah, os Açores... a nossa pérola do Atlântico! Para os casais amantes da natureza e da boa gastronomia, este é o destino perfeito para uma lua de mel inesquecível... e consideravelmente low-cost! Se já gastaram mais do que previsto com os vestidos de cerimónia, o bolo de casamento e as lembranças para os convidados, peçam alguns orçamentos para uma lua de mel nos Açores e surpreendam-se! Para além de económico, este é um destino absolutamente maravilhoso, onde poderão apreciar paisagens de cortar a respiração - afinal, quem é que não gostava de tirar uma selfie na Lagoa das Sete Cidades? - e ainda desfrutar de uma cultura encantadora. Se querem que a vosso presente de casamento seja uma viagem, deixem-se deslumbrar por este arquipélago e pelos seus inúmeros encantos! 

Um pouco de informação...

A Região Autónoma dos Açores situa-se no nordeste do Oceano Atlântico, a 2000 km da Península Ibérica. O arquipélago é constituído por nova ilhas, divididas em três grupos distintos: grupo ocidental (Corvo e Flores), grupo central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) e grupo oriental (São Miguel e Santa Maria). De todas estas ilhas, a mais popular é a Ilha de São Miguel, graças a Ponta Delgada, a cidade que serve de capital económico-administrativa dos Açores. No entanto, a Ilha das Flores, conhecida como o jardim do Atlântico, também está a ganhar imensos adeptos, graças aos seus imponentes mantos verdejantes, cascatas e aldeias pitorescas. Mas não podemos deixar de mencionar os terrenos coloridos do Faial, os edifícios singulares de Angra do Heroísmo ou a praia do Porto Pim, onde é possível mergulhar - literalmente - dentro de um vulcão... Como podem ver, nos Açores não faltam atrações! 

Maravilhas naturais a não perder

Fazer os convites de casamento, organizar o seating plan e as prendas de casamento... está na hora de fazer uma pausa e começar a sonhar com as maravilhas naturais dos Açores! Se são verdadeiros amantes das paisagens virgens e dos passeios ao ar livre, anotem algumas das paragens mais espetaculares: 

- Lagoa das Sete Cidades: esta lagoa, situada no fundo da caldeira das Sete Cidades, é considerada como a principal atração da Ilha de São Miguel. Para os casais que apreciam paisagens bucólicas, o Miradouro da Boca do Inferno é uma paragem obrigatória.

- Lagoa do Fogo: se a Lagoa das Sete Cidades vos roubou o coração, não deixem de visitar a Lagoa do Fogo. Num dia de nevoeiro, a paisagem pode ser verdadeiramente impressionante.

- Gruta das Torres: localizada no concelho da Madalena, na ilha do Pico, a Gruta das Torres é uma formação geológica de origem vulcânica com mais de 5 150 metros de extensão. Esta gruta, à qual se podem fazer visitas guiadas, constitui o maior tubo lávico de Portugal. 

- Caldeirão: a Lagoa do Caldeirão, localizada na ilha do Corvo, é uma lagoa formada no interior do vulcão que deu origem à ilha. Trata-se de um cenário único, que pode ser apreciado em plenitude no Miradouro do Caldeirão.

- Furnas de Enxofre: localizadas na ilha Terceira, na freguesia do Porto Judeu, as furnas de enxofre permitem comprovar a atividade vulcânica do local. É uma caminhada muito agradável e curiosa, apesar do cheiro característico.

- Alagar do Carvão: também localizado no Porto Judeu, este alagar oferece aos seus visitantes um passeio com mais de 100 metros de profundidade, onde se podem apreciar estalactites únicas no mundo.

- Barreiro da Faneca: a Área da Paisagem Protegida do Barreiro da Faneca está localizada na ilha de Santa Maria. Trata-se de uma extensa superfície de terreno árido e argiloso, com uma tonalidade muito particular, onde se podem fazer caminhadas e observar espécies de flora endémicas dos Açores. 

- Campos de hortênsias: apesar de ser uma espécie originária do Extremo Oriente, a hortênsia transformou-se num emblema dos Açores. Alguns dos campos mais bonitos encontram-se na Ilha das Flores e em São Miguel, sobretudo nos meses de verão.

Cidades, vilas e aldeias

Os Açores são ainda um paraíso desconhecido para muitos portugueses. Por isso, se querem aproveitar esta viagem para conhecer a cultura local - através de museus, centros culturais, arquitetura e gastronomia - não deixem de visitar as principais localidades deste arquipélago. Anotem algumas das paragens obrigatórias e comecem a preparar o vosso roteiro: 

- Ponta Delgada: esta cidade, que conjuga arquitetura centenária e edifícios modernos, tem muito para oferecer: bares, restaurantes e lojas com produtos micaelenses, inúmeras igrejas e museus (dos quais destacamos o Museu Carlos Machado, a Igreja Santo Cristo dos Milagres e a Igreja São Sebastião) e ainda vários mercados e jardins. Uma vez aqui, não deixem de provar os tradicionais bolos lêvedos e de comprar um Lorais no Rei dos Queijos. 
- Horta: na capital da ilha do Faial, existe uma paragem absolutamente obrigatória: o Museu Scrimshaw e Peter Café Sport, com exposições imperdíveis sobre a tradição de pesca à baleia do século XIX. Se tiverem tempo, não deixem de visitar a Igreja de São Salvador e o Colégio Jesuíta e/ou de embarcar numa vigia de baleias, que vos permitirá ver cachalotes, baleias-piloto, golfinhos e tartarugas gigantes. 
- Angra do Heroísmo: Angra, localizada na ilha Terceira, é uma verdadeira caixinha de surpresas. Se passarem por cá, não deixem de visitar a Fortaleza de São João Baptista, o jardim Duque da Terceira e o Museu de Angra do Heroísmo, dedicado à divulgação da cultura açoriana. Tudo isto com na companhia de umas queijadas D.Amélia, claro!
- Aldeia da Cuada: na ilha das Flores existe uma localidade por onde nunca circulou um veículo motorizado: a aldeia da Cuada. Localizada numa das zonas mais remotas da Europa, nesta aldeia não existe turismo de massas, apenas tranquilidade! Se querem estar em harmonia com a natureza e esquecer o stress dos preparativos, esta pérola secreta é um verdadeiro must

Uma gastronomia inesquecível

A carne de vaca dos Açores, a fruta exótica e as especialidades típicas de cada região ... este arquipélago está recheado de iguarias incomparáveis! Para os casais foodies, estes são os pratos imperdíveis: 

- Cozido das Furnas. Este é, sem dúvida, um dos pratos mais populares e fabulosos do arquipélago. Composto por carnes, enchidos, couve, inhames, cenoura, batata e arroz, este mítico cozido é realizado numa panela enterrada nas caldeiras das Furnas, demorando aproximadamente cinco horas a estar preparado. 
- Alcatra à Moda da Terceira. A Alcatra, composta por carne de vaca, toucinho fumado, sopa de banha de porco e vinho tinto, é o ex-libris da culinária terceirense. Não é propriamente light, mas é absolutamente imperdível! 
- Amêijoa da Caldeira. Para quem gosta de marisco, as ameijoas da Caldeira de Santo Cristo são uma maravilha gastronômica! Esta iguaria pode ser encontrada em muitos restaurantes de São Jorge, e deve ser acompanhada por um bom vinho (e quantidades generosas de pão). 
- Queijo dos Açores. E quem é que pode ficar indiferente aos lácteos açorianos...? Do Queijo São Jorge (que tem uma denominação de origem protegida) aos mais picantes ou amanteigados, existem dezenas de maravilhas por descobrir!
- Bebidas. No Pico, na Graciosa e na Terceira produz-se vinho à base de novas castas, enquanto que em São Miguel se cultiva um dos chás mais antigos do mundo. Para os que gostam de licores, o Chico Maria e o Lajido são obrigatórios! 

Faial Resort Hotel

Agora que estão prestes a trocar as alianças de casamento, está na hora de organizar a lua de mel! Entre as provas de vestidos de noiva e a decoração DIY, arranjem um tempinho para visitar a vossa agência de viagens e peçam alguns orçamentos. Das maravilhas naturais da ilha Flores até à gastronomia incomparável de São Miguel, os Açores têm muito para oferecer!

Vamos ajudá-lo a encontrar a agência mais perto de si 🛫

Peça ofertas

Pode interessar-lhe

Comentários

7
Vanessa
Vanessa A 13/02/2017 às 01:49

God....Grande erro :/ Como outra noiva já referiu.... Ponta Delgada, Horta fica no Faial.

Responder
Ana Filipa
Ana Filipa A 5/10/2015 às 11:32

Fui pedida em casamento nos Açores!!! Quero sem dúvida voltar....é lindo lindo lindo! Quando achamos que não pode haver um sítio mais bonito, eis que aparece outro ainda mais especial!!! é de cortar a respiração!!! Um dia voltarei lá para renovar votos! De certeza

Responder
Mónica
Mónica A 22/04/2015 às 15:16

É uma boa opção para irmos de férias... Acho lindo!

Responder
Ana Sofia
Ana Sofia A 19/01/2015 às 23:31

Por favor corrigem o post... Horta é no Faial e a "capital" é Ponta Delgada

Somos de São Miguel, mas vamos aproveitar para conhecer Pico, Faial e São Jorge!

Responder
Bruna
Bruna A 19/10/2014 às 21:02

Eu e o meu noivo gostavamos muito de ir para os açores na nossa lua de mel...mas não sei bem como fazer para pedir orçamentos :/ alguem me pode dar uma ajudinha?? o que aconselham?

Responder
Grasiela
Grasiela A 4/03/2014 às 11:37

Ora aqui está uma opção. Para lua de mel ou mesmo para renovar votos, para viajar com a família.

Responder
C
Carla A 3/01/2014 às 11:56

Eu recomendo pois sou dos Açores eheh

Responder
Comentar

Mais sobre Lua de mel

Artigos por temas

Voltar ao topo