Beleza e saúde

Micropigmentação das sobrancelhas: todas as tuas questões respondidas!

Por Rita Portugal, o 20/07/19
Rita Portugal
Micropigmentação das sobrancelhas: todas as tuas questões respondidas!
Comentar

As sobrancelhas são a moldura da face e, para além de um novo olhar, dão mais harmonia e equilíbrio ao teu rosto. Já ouviste falar na última tendência de beleza? Hoje sentamo-nos à mesa para falar sobre tudo relacionado com micropigmentação!

Extensão de pestanas, maquilhagem semipermanente, jet bronze… vale tudo para que te sintas um êxito no dia em que usarás o vestido de noiva! A micropigmentação pode ser uma tendência recente no universo da beleza feminina, mas já é realizada há vários anos noutros países, servindo para corrigir falhas de desenho e para preencher a região dos pelos. O que acharias se te disséssemos que não tens de as maquilhar no grande dia nem de retocar constantemente as sobrancelhas até entregar as lembrancinhas de casamento? Se queres conhecer tudo sobre esta técnica revolucionária que te vai poupar horas ao espelho na hora de trocar o anel de noivado, não percas toda a informação!

Vera Santos - Make Up

O que é?

Micropigmentação, ou microblading, é um procedimento semi permanente em que o profissional “tatua” pequenos traços com uma lâmina formada por várias agulhas finíssimas na zona das sobrancelhas, para imitar o efeito de pelos. As agulhas não chegam a penetrar a pele – daí que não seja permanente – em vez disso, vão apenas até à superfície da epiderme, criando um efeito mais leve, natural e realista. Através de várias passagens, é depositada tinta no mesmo tom dos pelos do cliente.

Para quem?

Este método visa definir, aumentar a área ou intensificar as sobrancelhas, pelo que é mais indicada para pessoas que apresentem algumas falhas naturais ou causadas por depilação em excesso, ou que queiram simplesmente deixar esta preocupação de lado. Se costumas preencher as tuas sobrancelhas com maquilhagem e não queres ter de pensar nisso no dia em que trocas alianças de casamento, podes ser a candidata perfeita para esta intervenção!

Dói?

Normalmente, antes de iniciar o processo é aplicado creme anestesiante na zona em intervenção. A sensibilidade à dor vai variar de pessoa para pessoa e, embora não seja garantido que esta é uma técnica pain-free, a maioria dos pacientes refere sentir apenas algum desconforto causado pelas micro agulhas!

Quanto tempo dura?

O procedimento em si dura alguns minutos, mas toda a consulta pode levar uma ou mais horas. Afinal, é necessário chegar a um acordo quanto à forma das sobrancelhas, o arco, a espessura, a cor – que deve ser idêntica à do cabelo para não destoar do penteado apanhado – esperar que a anestesia faça efeito e, depois, começar todo o processo minucioso. Após quatro a seis semanas é recomendável fazer um retoque, pois é o tempo que levará a sarar e a averiguar se é necessário fazer algum ajuste na forma ou na cor do pigmento. Depois disso, o efeito dura de um a três anos, dependendo do tipo de pele (seca, mista ou oleosa) e da idade.

Que cuidados devo ter?

Após o procedimento, é muito importante que evites a exposição solar! Durante aproximadamente dez dias podes sentir alguma comichão, mas deves sempre manter a área seca, o que significa esquecer água, cremes e maquilhagem na zona das sobrancelhas – durante este tempo são uma espécie de ferida aberta ainda a cicatrizar e, molhá-las ou retirar algumas partículas pode afetar a pigmentação e cicatrização das mesmas.

É um procedimento caro?

Qualquer intervenção estética, dependendo da durabilidade e do que cada profissional investe em formação e materiais, tem o seu custo. Não é de estranhar que a micropigmentação seja um procedimento caro, mas o preço vai variar consoante a zona do país e o profissional que escolheres. Tal como escolheram os melhores para fazer os convites ou o bolo de casamento original, é muito importante que faças a tua pesquisa e não contrates os serviços de alguém apenas porque oferece um preço convidativo.

Com que antecedência devo fazê-lo?

Até que fique totalmente cicatrizado e com o aspeto com que deverá permanecer no futuro, é necessário cerca de um mês. A nossa pele leva aproximadamente 30 dias a regenerar por completo, assim, é natural que durante os primeiros dias a cor pareça muito intensa, mas é algo que irá desvanecer à medida que o tempo passa. Se vais usar um vestido de cerimónia curto ou de noiva brevemente, lembra-te de marcar com pelo menos dois meses de antecedência, para que a pele cicatrize na totalidade e para que te habitues às tuas novas sobrancelhas!

Tal como em qualquer outro procedimento estético mais ou menos invasivo, é muito importante encontrar um profissional especializado e com boas referências, que esclareça todas as tuas dúvidas e te transmita confiança do início ao fim! O penteado de noiva é algo importante no teu dia, mas que estará desfeito no final da noite, porém, a micropigmentação pode durar vários anos, pelo que deves garantir que é algo com que te queres mesmo comprometer e recolher o máximo de informação possível antes de marcar! Se já enviaram os convites de casamento, de que estás à espera?

Pode interessar-lhe

Comentários

Comentar

Mais sobre Beleza e saúde

Artigos por temas

Voltar ao topo