Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Como deve ser a comemoração do casamento civil?

Não são religiosos e decidiram casar pelo civil, mas estão indecisos quanto ao estilo de comemoração? Neste artigo vamos dar-vos algumas opções para celebrar a vossa união e não deixar passar este dia tão importante em branco!

O casamento civil é uma ocasião especial que marca o compromisso e a união de duas pessoas que se amam. E se, antigamente, se achava que os casamentos civis não se adequavam tanto a festas, como os casamentos religiosos, hoje em dia há toda a liberdade do mundo para celebrar como os noivos quiserem!

Embora possa ser mais simples e íntimo do que um casamento religioso, não significa que a comemoração deva ser menos significativa ou, até, mais pequena. Neste artigo, exploraremos algumas dicas para tornar a celebração do casamento civil uma experiência inesquecível, repleta de amor, alegria e memórias preciosas.

1. Diferenças entre o casamento civil e religioso

As diferenças essenciais entre estes dois tipos de casamento passam pela cerimónia. Ou seja, o copo d’água, em ambas as opções, pode ser como vocês quiserem. A cerimónia religiosa - dependendo da vossa religião, claro - geralmente celebra-se numa igreja, ou local de culto.

Já o casamento civil pode ser celebrado na conservatória, ou noutro local que escolham, desde que seja pago o transporte ao conservador. Enquanto as cerimónias religiosas são mais espirituais, a cerimónia civil é simples e trata-se da leitura dos vossos dados e do documento do casamento. Seja como for, a cerimónia civil é sempre necessária para que o casamento seja legal.

2. Antes de tudo...

Agora já sabem quais são os documentos necessários e qual é o regime de bens que melhor se adapta à vossa situação. Então, só vos resta tomar uma decisão: querem celebrar a vossa união com uma festa organizada, ou preferem fazê-lo na intimidade, apenas com os vossos pais e testemunhas?

Não se sintam pressionados a nada; cabe-vos a vocês - e a vocês apenas! - decidir que tipo de comemoração mais vos agrada. Tanto podem organizar uma festa de arromba numa quinta, onde se tramite também o casamento civil, como podem optar por um almoço tranquilo, apenas na companhia dos que estiveram presentes no casamento.

3. Pormenores a considerar

Se optaram pela realização do casamento civil, as hipóteses para celebrá-lo são mais que muitas! Como já referimos, tanto podem organizar a cerimónia e a festa num local de sonho, como podem optar por uma celebração mais intima, num restaurante ou na própria casa.

O nosso conselho é que não deixem esta data passar em branco, mesmo que tenham decidido não organizar uma festa oficial. Um brunch em casa dos pais, um piquenique num jardim bonito, ou um jantar no vosso restaurante preferido... qualquer ideia é válida desde que sirva para celebrar este importante passo!

4. Em caso de comemoração...

... já sabem: têm de pensar em todos os detalhes, dos convites ao bolo de casamento original! Geralmente, os casamentos civis são mais pequenos e íntimos que os religiosos, o que vos permitirá dar asas à criatividade e mimar ainda mais os convidados.

Podem aproveitar para organizar um mini wedding num local de sonho, um destination wedding com os vossos melhores amigos, ou uma festa mais simples, na vossa própria casa. O importante é que não falte um bom menu, uma playlist divertidíssima e um bolo de casamento! 

NPhoto

5. A liberdade do casamento civil

O casamento civil permite-vos muita liberdade na celebração. Desta forma, escolham um sítio de que gostem e que acomode todos os vossos convidados e, também, onde possam fazer a festa que sempre quiseram. Seja no campo, num casamento rústico, ou na praia, ou até mesmo num casamento moderno num hotel, vocês é que escolhem e não há qualquer restrição.

6. Caso não queiram ter a cerimónia no dia da festa

Muitos noivos acham que a cerimónia civil não é suficientemente espiritual ou agradável para “mostrar” aos convidados e, assim, optam por assinar os papéis do casamento uns dias antes da festa. Assim sendo, no dia têm várias opções, como fazer uma cerimónia simbólica, com amigos a fazerem discursos, por exemplo.

Caso queiram assinar os papéis no dia, então, tentem personalizar a cerimónia com música, discursos e votos de forma a que não seja apenas a leitura das vossas moradas e números de cartão de cidadão.

7. Looks nupciais

No que diz respeito aos vossos looks nupciais, tudo depende do tipo de celebração que pretendam ter. Ao contrário do que muitos pensam, os vestidos brancos e os trajes também podem ser usados nas cerimónias civis, sempre que se adequem ao tipo de ambiente - uma quinta ou um hotel sofisticado, por exemplo. Caso prefiram, também podem optar por uns visuais mais descontraídos - como poderia ser um vestido de noiva simples com cor ou um terno de linho. A escolha é vossa!

8. Atenção aos gastos extra! 

Embora muitos casais decidam casar na conservatória - que geralmente conta com salas específicas para este tipo de eventos - vocês podem sempre optar por casar num local à vossa escolha. Apenas lembrem-se que, se for esta a vossa decisão, existem alguns gastos extra a considerar. O processo e registo de casamento realizado fora da conservatória - ou nesta, após o horário normal de funcionamento ou num dia em que esteja normalmente fechada - custa 200 euros, fora as despesas de transporte do celebrante.

Light Story

Em suma, tudo depende do vosso gosto pessoal e do orçamento que tenham disponível para organizar a celebração. Pensem que, por tratar-se de uma modalidade mais descontraída e íntimo, o casamento civil permite-vos dar asas à imaginação, tanto no que diz respeito à organização da festa como aos próprios vestidos de cerimónia!