Beleza e saúde

6 óleos essenciais para as noivas

Por Raquel Dias, o 13/08/19
Raquel Dias
6 óleos essenciais para as noivas
Mitt Photography
Comentar

Conhecidos pelos seus aromas agradáveis, os óleos essenciais possuem diversos usos. Se gostavas de conhecer as suas propriedades e aplicações, lê este artigo e descobre os 6 óleos que te podem ajudar na fase dos preparativos!

Agora que tens um anel de noivado no dedo, são muitas as tarefas a que te deves dedicar: fazer a lista de convidados, eleger o local da cerimónia e da festa, tratar dos convites de casamento, escolher o vestido de noiva e por ai adiante... No meio de tantos afazeres, é normal que o stress, a ansiedade e até a frustração comecem a invadir-te, ameaçando a tua saúde física e mental. Para ajudar-te a desfrutar desta fase e a ultrapassar qualquer contratempo, hoje vamos falar sobre os óleos essenciais. Estes óleos, que não são mais que um composto aromático produzido por plantas - e que pode ser extraído das folhas, flores e frutos - têm imensas propriedades benéficas para a saúde, tanto física quanto mental. Gostavas de saber mais? Então não percas as próximas linhas! 

My Fancy Wedding

O que são os óleos essenciais? Para que servem?

De certeza que já ouviste falar dos óleos essenciais... mas será que sabes o que são e para que servem? Em poucas palavras, estes óleos são compostos aromáticos extraídos de plantas aromáticas por processos de destilação, compressão de fruta ou extração com o uso de solventes. Atualmente, estes produtos são utilizados nas mais diversas áreas, da farmacêutica à cosmética, podendo até ajudar na prevenção de doenças e nas mais diversificadas terapias. De acordo com os aromaterapeutas, os óleos essenciais têm o poder de restaurar a energia, balanceando a união entre o corpo a mente e o espírito. 

Como utilizá-los? Que cuidados há que ter?

Os óleos essenciais são geralmente aplicados por via externa, através de massagens, banhos aromáticos ou por inalação. Quanto aos cuidados recomendados, estes dependem do grau de pureza do óleo em questão. De todos os modos, é importantíssimo não aplicar óleos essenciais puros na pele - esta deve ser feita através de um óleo de base, neutro, como o de amêndoas doces ou o de girassol - e evitar a exposição solar após a aplicação. Por outro lado, os óleos essenciais não devem ser usados por mulheres grávidas nem aplicados em animais. Por precaução, o ideal é que a utilização dos mesmos seja feita com o acompanhamento de um especialista.

Colher de Chá

Óleo de lavanda

A lavanda é uma das plantas mais apreciadas pelas noivas modernas, tanto para compor a decoração do dia C como o bouquet - já para não falar de coroas de flores rústicas para adornar um penteado com tranças! Mas o que poucas sabem é que, para além de bela e cheirosa, a lavanda também cria um óleo espetacular para combater a depressão, a ansiedade e o stress. Para além disso, o óleo de lavanda também é muito eficaz para combater a insônia, baixar a pressão arterial e amenizar problemas íntimos femininos - como a TPM ou a cólica menstrual. 

Óleo de jasmim 

Toma nota: o óleo essencial de jasmim possui um aroma adocicado, capaz de estimular a libido feminina e masculina... ou seja: é um poderoso afrodisíaco! Mas, para além de estimular o desejo sexual, este óleo também acalma a ansiedade, promove o relaxamento e equilibra os hormônios, melhorando o estado emocional de quem sofre de depressão. No que diz respeito à saúde física, o óleo de jasmim também é usado como analgésico natural, sendo sobretudo útil para tratar dores de cabeça e cólicas. Em suma, é o óleo que não pode faltar numa lua de mel!

NJmattos

Óleo de bergamota 

O óleo de bergamota é extraído das cascas de frutas cítricas e tem, por esse motivo, um aroma bastante doce e suave. Apesar de ser geralmente encontrado em perfumes, colônias e cosméticos, o óleo de bergamota também tem outras propriedades: é considerado um antisséptico, antiespasmódico e sedativo, atuando também como analgésico e antidepressivo. De acordo com vários estudos, a bergamota ajuda a amenizar as oscilações profundas de humor, ao mesmo tempo que fornece coragem e compreensão aos que lidam com medos profundos. 

Óleo de hortelã

Com um aroma refrescante e cheio de personalidade, o óleo de hortelã é um reconhecido estimulante local, sendo por isso muito utilizado em casos de celulite e varizes. É também descongestionante e útil para constipações, inflamações e dores em geral. De um ponto de vista emocional, o óleo de hortelã também limpa a mente, facilitando a organização dos pensamentos e a concentração - algo bastante útil para as noivas que estão a fazer os convites de casamento ou a gerir o orçamento do copo d'água. 

Pé de Flor - Atelier Floral

Óleo de aloe vera

O aloe vera, também conhecido como aloe barbadensis, é um cacto que se desenvolve em ambientes quentes e áridos. O seu óleo é muito recomendado para desintoxicar o corpo, melhorar o fluxo sanguíneo, cicatrizar feridas e aliviar dores musculares - sendo por isso ideal para massagens. No entanto, os seus benefícios também se estendem ao campo emocional: o óleo de aloe vera também é conhecido por ajudar a lidar com sentimentos de rejeição, culpa e decepção. Ou seja, perfeito para auxiliar as noivas que não encontram o vestido de noivas rendado dos seus sonhos!

Óleo de ylang-ylang

Apesar de ter sido pouco mencionado na última década, o óleo de Ylang-ylang está agora nas bocas do mundo graças às suas maravilhosas propriedades calmantes... e afrodisíacas! Conhecida como a “flor das flores”, a Ylang-ylang tem um aroma doce e marcante que ajuda na revitalização do corpo eletromagnético. É ideal para estabilizar o sistema nervoso, acalmar os sentimentos de ciúme e promover a tomada de responsabilidade pelo próprio destino. Em suma, se estás com dificuldades em comprometer-te com um vestido ou penteado apanhado, este óleo pode ajudar-te a tomar decisões de forma mais pacífica e decidida! 

Mitt Photography

Enquanto escolhes os vestidos de cerimónia das damas de honor ou tratas das lembrancinhas de casamento, pondera usar alguns óleos essenciais para apaziguar o stress! Se precisares de um efeito anti-depressivo, analgésico, estimulante ou até rejuvenescedor, os óleos essenciais também podem ajudar-te. Podes utilizá-los no banho - algumas botinhas fazem maravilhas! - numa massagem, na composição de um sérum facial ou simplesmente com um aromatizador. 

Pode interessar-lhe

Comentários

Comentar

Mais sobre Beleza e saúde

Artigos por temas

Voltar ao topo