Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Lua de Mel no Funchal - 10 sítios a não perder

Milhinha, a 5 de Junho de 2019 às 00:50 Publicado em Fórum Lua-de-mel 5 39

Aproveitando a inspiração da minha querida noiva Patrícia e a noites quentes de Junho, vim deixar-vos dicas para quem pensa fazer uma Lua de Mel em Portugal, mais concretamente na Madeira. Nesta série de debates, deixo-vos as dicas do que visitar no Funchal: uma cidade cheia de vivacidade e de cor! Também está cheia de turistas de todo o mundo, mais novos e mais velhos, que parecem todos rumar para os mesmos sítios em banda. Aqui deixo-vos alguns locais que estão fora dos roteiros turísticos, bem acessíveis de transportes públicos para que possam desfrutar de um ou dois dias de passeio pela cidade. Espero que gostem!

1. Mercado dos Lavradores e Zona Velha - o embrião da cidade. Comecem por visitar o Mercado dos Lavradores, onde podem admirar os azulejos representando o artesanato original: vime e bordado madeira. Visitem no piso superior as bancadas coloridas e flores e frutas exóticas (não caiam na tentação de comprar! Certamente pagarão uma pequena fortuna por um produto de má qualidade) e também a praça do peixe onde poderão ver peixe espada preto, lombos gigantes de atum e até espadartes se tiverem sorte! Percam-se nas ruas à volta do mercado, mas percorram a Rua de Santa Maria onde as portas das casas foram transformadas em autênticas galerias de arte! Acabarão junto à igreja do Socorro, onde poderão descansar debaixo das árvores e tomar um bom gin.

Zona Velha do FunchalLua de Mel no Funchal - 10 sítios a não perder 1

2. Sé Catedral e Praça Colombo - um exemplo modesto de arquitectura manuelina, vale a pena visitar o interior desta igreja e lembrarmo-nos de que Portugal já conquisto meio Mundo! Nas traseiras irão dar à "Praça Amarela" onde podem visitar o Museu do Açúcar uma maiores exportações da Madeira em tempos e perceber como da cana se produzia o ouro branco e todos os subprodutos que usamos na região (ex. mel de cana). Descansem numa das pastelarias e peçam um café um uma queijada (miniatura) - prometo que não se vão arrepender!

3. Câmara Municipal e provas de vinho Madeira - esta emblemática praça de calçada portuguesa permite-vos tirar fotos fantásticas para o instagram (podem também perder-se no Claustro da Igreja do Colégio onde atualmente é a sede a Universidade da Madeira para um pouco de sombra). Nas imediações têm várias adegas de vinho Madeira: o Instituto do Vinho, a adega Oliveira's e a adega Blandy, todas elas cheiinhas de turistas, mas um spot agradável para fugir do calor do meio dia. Terminem, se a taxa de alcoolémia assim permitir, com um por do sol no rooftop do The Vine - um design hotel 4 estrelas sobre um centro comercial que tem uma das melhores vistas sobre o Funchal. Peçam na recepção para subir ao bar da piscina para um cocktail - aconselho o mojito de vinho Madeira branco!

Mini Rota Vinho MadeiraLua de Mel no Funchal - 10 sítios a não perder 2

Prometo que ainda tenho mais paisagens de cortar a respiração na manga!

4. Porto do Funchal e Nini Design Centre - se fazem questão de ver a estátua ou o Museu Cristiano Ronaldo, não se esqueçam de estender o vosso passeio em direcção do Porto do Funchal. Da Praça do Mar até ao terminal de Cruzeiros o passeio vale a pena pelas vistas apesar dos montes de turistas dos cruzeiros todos os dias (era o meu sítio preferido para jogging). A meio caminho têm o antigo Forte da Capitania de Gonçalves Zarco actualmente convertido em Museu da famosa Designer de interiores Madeirense Nini Andrade. O museu é gratuito. Subam o elevador, apreciem as vistas da baía, tomem um copo na esplanada (preços um pouco elevados) e imaginem-se a realizar o vosso casamento lá (são fornecedores aqui no casamentos.pt)

5. Zona hoteleira e Promenade - provavelmente o vosso hotel fica nesta zona plana e cheia de turistas. Os restaurantes são à pinha de bifes meio embriagados! Não se preocupem: façam como os locais. Calcem as sapatilhas e façam o vosso exercício diário ao longo da Promenade que percorre vários jardins panorâmicos e outras tantas praias. Atenção! Não há areia natural na Madeira. As praias são em cimento e com piscinas à beira-mar! Então destaco-vos algumas praias que vale a pena visitar. A praia da Ponta Gorda, mais moderna e paga-se entrada, tem zonas mais recatadas junto às rochas e uma piscina de água natural que faz a delícia dos adultos. A doca do Cavacas, muito velhinha!, mas é uma piscina "natural" única com restaurantes/tascas de peixe. A Praia Formosa, praia de calhau - desafio-vos a tentar ir molhar o pezinho sem se magoarem! Acabem o dia de praia indo a pé até ao Beer Garden comer o picado (pica-pau madeirense), um spot só com locais!

Vamos tornar isto mais interessante: vamos fazer umas excursões de autocarro (usando transporte Púlbico)

6. Pico dos Barcelos - Apanhem o autocarro dos Horários do Funchal correspondente (http://www.horariosdofunchal.pt/) e deliciem-se com este miradouro fantástico com vista para a cidade e o mar! É um curto passeio, mas uma vista de cortar a respiração.

7. Monte (roteiro turístico) - primeiro descrevo-vos o "passeio dos tristes" para que escolham o que querem aproveitar. Todo o turista começa na Zona Velha (1), apanha o teleférico até ao Monte, tira uma foto de recordação, compra um chapéu de vilão ou um íman a preços absurdos, visita a igreja do Monte onde está sepultado o Imperador Carlos I de Áustria (pai da Princesa Sissi que também passou longas jornadas na nossa ilha) e descem nos (não) tão divertidos carrinhos de cesto, tiram fotos e pagam taxi para o centro do Funchal. Em alternativa sugiro que subam ao Monte (freguesia das Zonas Altas do Funchal) de autocarro, visitem também o Jardim Tropical Monte Palace onde podem tirar as fotos mais instagramáveis dos jardins temáticos e desçam a pé até ao centro do Funchal (usem calçado confortável): quero que imaginem o que é conduzir naquelas ruas íngremes!

O melhor do Monte (turístico)Lua de Mel no Funchal - 10 sítios a não perder 3

8. Monte (roteiro radical) - no Largo do Teleférico no Monte, há uma capelinha de devoção a Nossa Senhora do Monte. Se se aventurarem no caminho de terra batida que passa ao lado, irão percorrer a Levada dos Tornos. As Levadas são cursos de água potável que traziam água do interior da ilha para as cidades à beira mar. Hoje em dia são fantásticos passeios a pé no meio da Natureza que fazem as delícias de locais e turistas. O trilho é longo (cerca de 2,5 horas julgo eu) é necessário calçado muito confortável, lanternas!, cuidado com as cabeças porque irão percorrer um túnel longo, e farnel. Depois de várias horas de contacto com a Natureza, começam a ver moradias particulares - estará na altura de apanhar o autocarro de volta "para a cidade".

9. Miradouro do Pináculo - os locais vão achar que enlouqueci! Apanhem um autocarro para ver este miradouro, algo abandonado mas de onde se tiravam todas as fotos dos postais do Funchal. Aquela rua sinuosa era também o único acesso rodoviário para o aeroporto; na altura demoravam 3h para lá chegar (hoje com as vias rápidas demoramos 15-20 minutos). Este ponto tem um valor simbólico para todos os Madeirenses que emigraram para todos os pontos do Globo: quando voltavam à terra, choravam aqui as suas primeiras lágrimas de saudade. Podem voltar a pé para o Funchal. Digo-vos que Dolores Aveiro tem casa geminada com os filhos nesta zona do Funchal (apreciem as vistas). Poderão visitar o Miradouro das Neves e o Miradouro Acciaoli nesse percurso.

Miradouro do PináculoLua de Mel no Funchal - 10 sítios a não perder 4

10. Visitar o resto da ilha - Posso dizer-vos que o Funchal não tem nem um décimo da beleza do resto da ilha! Por favor, se tiverem oportunidade aluguem um carro (de preferência com motor a gasóleo; lembrem-se das subidas íngremes e travem com o motor!) para descobrir tudo o que a ilha da Madeira tem para vos oferecer! Não se vão arrepender.

Espero que vos tenha sido útil!



39 respostas

Última atividade por Milhinha, a 2 de Maio de 2021 às 10:51
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também podem ver fotos desta linda cidade em modo de sessão fotográfica em Locais para Sessões Fotográficas – Funchal https://comunidade.casamentos.pt/forum/locais-para-sessoes-fotograficas-funchal--t255510
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adoro estes debates 😍😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Caras noivinhas,

    Este debate faz parte de um Trio de debates sobre Lua de Mel no Arquipélago da Madeira. Confiram aqui:


    Lua de Mel no Funchal - 10 sítios a não perder https://comunidade.casamentos.pt/forum/lua-de-mel-no-funchal-10-sitios-a-nao-perder--t208845


    Lua de Mel na Madeira - 10 locais imperdíveis https://comunidade.casamentos.pt/forum/archive/lua-de-mel-na-madeira-10-locais-imperdiveis--t210275


    Lua de Mel no Porto Santo: 10 locais a não perder nas Maldivas Portuguesas! https://comunidade.casamentos.pt/forum/lua-de-mel-no-porto-santo-10-locais-a-nao-perder-nas-maldivas-portuguesas--t213065


    Espeto que vos seja útil! Bjs
    • Responder
  • Taninha
    Top das Noivas Setembro 2019 Vila Nova de Famalicão
    Taninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente debate querida Milhinha 😍
    Obrigada pela partilha 🙂😘
    • Responder
  • Cláudia
    Super Noiva Maio 2019 Leiria (Concelho)
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Estou ansiosa. Ía já amanhã. Obrigada. Bjs.

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mesmo no Centro. Podes ir e vir a pé tranquilamente. Alugar umas bicicletas para uma viagem mais longa. Vai ser super relaxante, vais ver! Eu adoro!!!
    • Responder
  • Cláudia
    Super Noiva Maio 2019 Leiria (Concelho)
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pode ser. Obrigada. Eu vou para o Vila Baleira. Bjs

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Como vou lá de Férias em julho com amigos vou tirar algumas dicas e inspiracoes! Pode ser? Bjs
    • Responder
  • Cláudia
    Super Noiva Maio 2019 Leiria (Concelho)
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Excelente Debate Milhinha. Já tive o prazer de conhecer o Funchal e quase todos os sítios que mencionaste. E que tal um debate sobre Porto Santo? Sou suspeita, porque vou passar lá a lua de mel em Setembro.Smiley smile

    • Responder
  • M
    Top das Noivas Agosto 2013 Porto (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ahahahah não faço ideia! Li uma notícia sobre isso na altura mas já me esqueci!

    • Responder
  • M
    Top das Noivas Agosto 2013 Porto (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ahah sim, eu li! Estava a falar da foto do meu ídolo ahah

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Podes ver aqui. É longo mas é cultura geral. Bjs

    Escultor madeirense do busto viral de Ronaldo foi desafiado a tentar de novo
    Lua de Mel no Funchal - 10 sítios a não perder
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Está a menção no Ponto 4 😂
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que foi leiloado e rendeu muiiito dinheiro! Mas o coitado do escultor (amador) teve que se dedicar a outra coisa!
    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu gostava de saber é o que aconteceu ao antigo. Será que o homem mandou destruir aquilo? É que eu mandava Smiley xd

    • Responder
  • M
    Top das Noivas Agosto 2013 Porto (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    😂😂😂😂😂😂😂😂 sem dúvida! Como me esqueci? ahahahahah estava igual 😂😂😂😂

    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimo debate minha linda Milhinha! Vou guardar o debate para quando for visitar o Funchal, o marido deu a ideia de irmos no 1º aniversário de casamento como era o nosso plano inicial de lua de mel Smiley tongue


    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Respeitinho se faz favor Mari! O melhor monumento da Madeira é o antigo busto do aeroporto Smiley xd

    • Responder
  • M
    Top das Noivas Agosto 2013 Porto (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Enfim, não acredito que não colocaste o melhor monumento da Madeira! 😂😂😂😂😂


    Lua de Mel no Funchal - 10 sítios a não perder 5



    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vou lá de férias no próximo mês 😍 talvez faça debate sobre isso! Bjs
    • Responder
  • Tânia
    Super Noiva Março 2018 Viana do Castelo (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bem, na verdade eu já conhecia a Madeira. Esta foi a terceira vez. Mas gostei muito de visitar o Cabo Girão, nunca lá tinha ido. E também andei de teleférico em Santana, foi espetacular. Só me falta conhecer o Porto Santo 😀
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Espero que aproveites! Eu também vou fazer um debate sobre a Madeira. Bjs
    • Responder
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Quando for à Madeira não me posso esquecer destes sítios hehe

    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Setembro 2019 São Miguel
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim fechado mas vou ver se dá para partilhar. 😊 longa história.
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pode estar esquecido mas fechado? Vê se o encontras teus debates. Bjs
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Setembro 2019 São Miguel
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu por acaso já fiz 😊 sobre S.Miguel porque as outras não conheço. Contudo acho que esse debate está fechado.
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Excelente escolha Tânia! O que é que mais gostaste de ver/visitar? Bjs
    • Responder
  • Tânia
    Super Noiva Março 2018 Viana do Castelo (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Foi o destino que escolhemos para celebrar o primeiro ano de casados 😀 é maravilhoso ...
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Baby steps! A minha sogra também tem medo de voar (e raramente boa). Tenho que embebeda-lá e enche-la de Xanax para ir à boda! 😂
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oh milhinha, também podia ir de barco ou de carro para Portugal mas são apenas duas horas de avião 😂😂😂. O meu problema é mesmo a descolagem e aterragem mas já estou bem melhor, já era capaz de viajar sozinha 🤣🤣🤣
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Podes também ir de Barco! Há um Ferry boat que sai de Portimão nos meses de Verão ! Uma longa Road Trip mas sempre podes levar o carro ctg! Bjs
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Milhinha, até me sinto lisonjeada 😊😊😊 adorei este teu debate. Madeira é um sítio que gostava de visitar mas, as aterragens aí assustam-me um bocadinho 🤣🤣🤣🤣 isto de andar de avião ainda não encaixou muito bem 😅😅😅 enfim, tenho de perder este medo e olha meter-me dentro do avião para a Madeira
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração